Diiario Econômico
É o fim do cartão de crédito?
A partirr de 28 de outubro, todas as instituições financeiras terão que disponibilizar o Pix aos clientes. Mas esse novo modo de pagamento ameaça ao cartão?
Por: Pedro Ivo Bernardes
Publicado em: 12/09/2024 06:00 | Atualizado em: 12/09/2024 00:35
Marcello Casal Jr/Agência Brasil |
Todas as instituições financeiras terão que oferecer aos seus clientes a opção do Pix parcelado, modalidade já operada por fintechs e alguns bancos tradicionais, a partir de 28 de outubro deste ano. E, em junho do próximo ano, entra em vigor o Pix Automático, que funcionará de forma similar ao atual débito automático. O ainda presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chegou a prever que a modalidade de pagamentos poderia roubar roubar espaço dos cartões de crédito nas compras à prazo. Isso é mesmo possível? Como funciona o Pix Parcelado?
Atualmente as instituições financeiras tratam o Pix Parcelado como um empréstimo pessoal, com juros que podem chegar a 9% em alguns casos. Neste caso, a modalidade não seria interessante frente ao cartão de crédito. Mas já existem fintechs trabalhando com juros zero em operações com poucas parcelas, em geral até quatro prestações. Nesse caso, Pix Parcelado e parcelamento “sem juros” no cartão de crédito seriam similares, já que na prática o parcelamento sem juros já inclui o custo do dinheiro. Basta comparar o valor “com desconto” nas compras à vista e o cobrado nos parcelamentos.
Assim, enquanto o Pix parcelado continuar sendo tratado como empréstimo pessoal, o cartão de crédito continuará sendo mais interessante, deixando o Pix Parcelado para situações em que o consumidor não tiver limite de crédito suficiente no cartão ou quando, por algum motivo, não se queira usar o cartão. Ah, é interessante ainda considerar o valor da anuidade do cartão.
Porto do Recife comemora investimentos nos seus 106 anos
O Porto do Recife completa, nesta quinta (12), 106 anos de existência comemorando como presentes dois grandes investimentos. O primeiro é sua inclusão no PAC, que vai garantir R$ 120 milhões para a dragagem do canal de acesso e melhoria na infraestrutura.O segundo é o resultado do leilão de três áreas do terminal, todas arrematadas, que receberão R$ 60 milhões em investimentos na ampliação da capacidade de movimentação de açúcar, malte e grãos.
Copergás na Casa Cor
Em sua participação na 37ª edição da Casa Cor, a Copergás montou o seu espaço gourmet utilizando o gesso como matéria prima de sua decoração, em alusão à chegada do gás natural no polo gesseiro do Araripe. A arquiteta Luiza Nogueira assina o projeto.
Câmara Brasil-Portugal
A Câmara de Inovação Brasil-Portugal promove no Recife, no próximo dia 19, o encontro Conexões de Mercado. O evento, restrito a convidados, será realizado no Espaço XP e terá como tema o “Planejamento Patrimonial e Sucessório em Tempos de Mudança”.
Maersk começa a operar navio a etanol nas Américas
O grupo Maersk, que controla o APM Terminals, em Suape, colocou no mar o primeiro navio movido a etanol a navegar nas Américas, o Alette Maersk. Além dele, o grupo tem encomendados outras 20 embarcações também movidas a etanol. Resta saber se essa iniciativa de abrirá uma nova janela de oportunidade para o setor sucroalcooleiro brasileiro, segundo maior produtor do combustível no mundo.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS