Diario Econômico
Pix recorrente vale pra todos
Pagamento recorrente via Pix passou a ser obrigatório a todas as instituições financeiras, facilitando o pagamento de compromissos mensais de mesmo valor
Por: Pedro Ivo Bernardes
Publicado em: 29/10/2024 06:00 | Atualizado em: 29/10/2024 18:51
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo |
Sabe aquela modalidade de cobrança recorrente no cartão de crédito que é usada para realizar pagamentos com valores fixos ao longo dos meses? Pois bem, a modalidade de pagamento acabou de ganhar um concorrente à altura, o Pix agendado recorrente. Já oferecida de forma facultativa, a oferta dessa forma de pagamento passou a ser obrigatória nesta semana.
O dinheiro em papel é cada vez mais raro nas ruas, mas a adaptação da sociedade vem sendo rápida. Hoje é difícil encontrar um vendedor ambulante, dono de fiteiro e até flanelinha que não tenha a sua plaquinha com o QR Code do Pix. “A gente tem que se adaptar. Ninguém anda mais com dinheiro”, conta Ismael Silva, que trabalha vendendo acessórios para celular próximo ao Mercado de Casa Amarela.
O próximo serviço a ser lançado, o Pix Garantido (ou parcelado), vai agregar ainda mais versatilidade ao meio digital de pagamentos, avançando num campo ainda dominado pelos cartões de crédito, o de compras parceladas. A tendência é que ambos convivam no mercado, como outrora conviveram o cartão de crédito e o carnê do crediário, mas ainda é cedo para prever o fim do cartão. Uma questão ainda não respondida é sobre como se dará a definição do “limite de crédito” para essas compras parceladas. Será por meio de um percentual da movimentação financeira no banco, uma espécie de rating de crédito, dados do cadastro positivo, open finance…? Enfim, ainda há muito a se saber.
Fornecedores locais ganham mercado
Colocar seus produtos nas gôndolas de uma grande rede de supermercados é uma oportunidade e tanto para os negócios locais e principalmente para as pequenas e médias empresas. É também uma oportunidade para se criar uma identificação com o consumidor. Essa é a aposta da rede atacadista Assaí, que mantém em seu rol de fornecedores 57,1% de negócios regionais e 32,4% locais, além dos produtores de frutas, legumes e verduras.
Delícias geladas
Comemorando os dez anos da Degusta, os empresários Bruno Zammataro, Erica Maia e Renan Milet focam na expansão da rede. A abertura da loja das Graças, no próximo dia 6, é a partida para chegar a 1.200 pontos de venda e 15 lojas físicas nos póximos 12 meses.
Economia de água
A Foz Sustentável, empresa focada na eficiência hídrica, franqueou a marca e estima chegar ao final de 2025 com 100 unidades. Criada no Recife em 2015, a empresa já gerou mais de R$ 20 milhões em economia para seus clientes, em sua maioria residenciais.
Lições de empreendedorismo para jovens
Concluintes da 21ª edição do Miniempresas recebem seus diplomas na próxima quinta-feira (31), em evento na Concha Acústica da UFPE. Ao todo, 700 alunos de escolas públicas do estado estão encerrando o ciclo de formação em empreendedorismo, com duração de cinco meses. A iniciativa é da ONG Junior Achievement Pernambuco, com apoio da Secretaria de Educação do estado.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS