GOLPE

VOCÊ SABE O QUE É DOXXING?

Publicado em: 01/06/2023 09:31 | Atualizado em: 01/06/2023 09:42

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay
O termo “doxxing” tem sua origem na palavra “docs” que passou para “dox”. O objetivo é obter informações específicas sobre alguém e, em seguida, espalhá-las pela Internet ou por algum outro meio público. Essa prática não é recente, fazer um dossiê sobre determinada pessoa contendo fatos e coisas que elas fizeram e disseram, pode ser uma arma poderosa contra quem quer que seja.
 
O doxxing pode ser utilizado para chantagear, manipular, ameaçar, ou para expor uma pessoa ou organização por motivos diversos. O grupo Anonymous fez uso do doxxing em algumas ocasiões para expor pessoas ou instituições. Hackers utilizam doxxing para atacar apoiadores de ideologias opostas. A ideia de alguns praticantes é de expor para corrigir algo, fazer justiça sobre algum fato ou alguém.

Segundo o Tecnoblog, “os criminosos também acreditam que suas ações são um jeito de consertar o que está errado, algo como fazer justiça em um tribunal popular ou revelar uma intenção oculta que não seria publicada”.
 
O doxxing pode levar a um cancelamento, a um linchamento digital ou a uma perseguição real, tudo depende do teor do que foi divulgado, e quanto isso vai impactar a opinião pública, pois a pressão social pode fazer com que pessoas ou organizações expostas respondam pelo que estavam tentando ocultar que se tornou público através do doxxing.
 
A pessoa que promoveu o doxxing pode vir a ser condenada pela conduta ilícita se o fato for considerado crime no ordenamento jurídico do país onde a conduta foi praticada. É possível, a depender do caso, responder por calúnia, difamação, por incitação à violência, entre outros crimes como invasão de dispositivo.
 
Muitas vezes o dossiê é criado a partir de engenharia social, de phishing, de dados e informações que estão públicos na rede. Esses retalhos são coletados e estruturados ajudando a montar um quebra-cabeça. Outras vezes pode ser fruto de uma invasão a um sistema, seja de uma empresa privada ou um sistema público. As informações e dados podem vir também através de um vírus enviado ao alvo que uma vez clicado ou baixado dará acesso à sua máquina e as informações nela contidas.
 
Para evitar colaborar com os criminosos, não baixe arquivos que recebe em seu e-mail, SMS ou WhatsApp, não clique em links antes de confirmar que realmente foram enviados por seu contato e qual o objetivo do link, lembre-se que mesmo um amigo ou parente pode ter sido infectado por um vírus, conhecer o remetente não é sinal de segurança. E evite expor informações e dados pessoais publicamente o máximo possível. Não compartilhe dados e informações pessoais em fóruns, comunidades ou redes sociais. Cuidado para não expor colegas, familiares e amigos em publicações ou comentários.
 
Para não ter surpresas, você pode criar um alerta no Google e em caso de publicação envolvendo seu nome ou os dados que inseriu com objetivo de acompanhar.
 
O Google avisará via e-mail se determinado dado inserido for divulgado ou publicado.
 
Se você foi doxado, denuncie, informe pessoas de sua confiança, avise ao gerente do seu banco, busque a delegacia e faça um Boletim de Ocorrência para que haja uma investigação sobre o ocorrido. Documente tudo, escreva o que sabe e guarde prints, documentos, endereços eletrônicos e tudo que teve acesso, isso ajudará as autoridades a lidarem com o ocorrido. Proteja as suas finanças, contate a administradora de cartão de crédito e/ou banco para evitar que as informações financeiras sejam usadas para furtá-lo. Proteja as contas, troque senhas de tudo, reforce as configurações de privacidade. Busque familiares e amigos para que não precise lidar com tudo sozinho.
 
Se houver desdobramentos legais, procure um advogado especializado para te ajudar.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.