COLUNA

Ansiedade: O mal do século

Publicado em: 08/10/2022 06:00 | Atualizado em: 07/10/2022 20:52

 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik
Sabe aquele sensação de embrulho no estômago ou sentir que o coração irá sair pela boca? Pois é, muita gente já passou por sintomas de ansiedade, que são bem parecidos com os do medo. A ansiedade é importante para nossa sobrevivência, porque é ela que liga nossas chaves da hora de lutar ou de fugir de alguma situação. Ela vira doença quando fica desproporcional e crônica, ou seja, a pessoa se sente descontroladamente ameaçada, sofrendo por muito tempo. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), o Estresse Pós-Traumatico é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, também são classificados como transtornos de ansiedade. 

Infelizmente, embora atinja pessoas de todo planeta, sendo considerada o mal do século por avançar cada vez mais e não distinguir etnia, condição social ou idade, o Brasil é campeão no quesito ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, 9,3% da população convive com o problema, o que é o triplo da média mundial, sendo que mulheres são as mais afetadas. Os sintomas vão desde medo e apreensão, até pensamentos catastróficos. O corpo recebe a liberação de substâncias como a noradrenalina e o cortisol, que ativam a atenção, aumentam a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, para preparar o organismo para reagir. A pessoa, então, passa a respirar mais rápido, a hiperventilar. Assim, piora o nível de gás carbônico no sangue, acionando receptores que ficam nas carótidas e que mandam sinais equivocados ao cérebro. 

São vários os sintomas psicológicos: além do medo e apreensão, inquietação, insônia, dificuldade de concentração ou relaxamento, sensação de estar “no limite" e pensamentos muito ruins sobre o que pode acontecer. Os sintomas físicos são: suor, falta de dar, respiração rápida (hiperventilação), boca seca, formigamento, dor no peito, tremor, tensão muscular, dor no estômago (como se estivesse embrulhado), calafrios, sensação de desmaio, urgência para ir ao banheiro e tontura. Para prevenir ou diminuir a intensidade, aposte em: 
. Aprenda a meditar 
. Faça Yoga
. Pratique exercícios físicos 
. Aprenda técnicas de relaxamento e controle do pensamento
. Coma alimentos relaxantes como alface, beba chá de camomila ou suco de maracujá. 
. Invista em algo prazeiroso
. Tenha um hobby 
. Priorize o sono
. E o mais importante: aprenda técnicas de respiração. Elas são vitais para quem tem ansiedade. 

Creio que o importante é saber quando você está ansioso(a). Revise os sintomas acima, que irá ajudar muito. Eu mesma já passei por isso e não sabia que era ansiedade. Quando soube, pude controlar melhor. Fica a dica, com carinho. 
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

TRUQUES PARA DEIXAR VOCÊ MAIS ALTA 
Vamos alongar a silhueta? Essas são as minhas dicas, quando quero parecer mais alta: 
. Aposte no look monocromático, ou seja, de uma cor só. Calça e blusa azul, por exemplo.
. Use calça flare, aquela que tem a parte de baixo mais larga e comprida, porque alonga as pernas mesmo. 
. Sapato nude, que dá a impressão de ser a continuação da pele. 
. Listras verticais e próximas, que além do mais : emagrecem. 
.Cintura alta bem marcada
. Look ajustado ao corpo, mas não colado
. Gola alta alonga o pescoço e dá a ideia de maior altura
. Decotes em V ou U alongam o colo
. Saltos finos e peito do pé de fora. Além de alongar, ainda é elegante
. Calça pantalona, saia ou vestido longo, cobrindo um sapato alto de plataforma. É infalível!! 
. Usar tiara mais altinha, pois alonga a cabeça. 
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

ELA MUDA A VIDA DAS PESSOAS PARA MELHOR
A mestra em Educação, Culturas e Identidades, Jaqueline Soares da Silva, é também historiadora e pedagoga, conhecida pelo trabalho na área social, que desenvolve há 19 anos, com enfoque na juventude, questões de gênero e igualdade racial. Desde muito jovem, ainda na escola, ela sentia necessidade de ajudar as pessoas que viviam em condições de extrema pobreza. Foi, então, ser educadora social e onde pessoas só enxergavam problemas, ela via potencial. Hoje, ela está à frente do Instituto Casa Amarela Social, organização que representa o G10 Favelas em Pernambuco. A meta é transformar a comunidade do Alto Santa Isabel em uma referência de sucesso e empreendedorismo em todo estado. É um trabalho lindo e de grande repercussão na comunidade. Quanto às mulheres, ela as lembra que têm a energia geradora de vida dentro delas, que são fortes e podem mudar a nossa realidade, basta um passo de cada vez, buscando outras mulheres que atuam no social. Afinal, segundo ela, sozinhas elas são fortes, porém juntas são inquebrantáveis! Assim como dra. Jaqueline que não se quebra na emenda, é a força em pessoa e só pensa em fazer o bem. Uma heroína transformadora de mundos!
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

AUMENTOU O NÚMERO DE MULHERES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, 51,8% da população brasileira é formada pelo gênero feminino. Contudo, nas ultimas eleições, apenas 17,7% das pessoas eleitas para a Câmara são mulheres. Foram 91 mulheres eleitas a deputadas federais, sendo que são 513 parlamentares. Em relação às eleições de 2018, haverá cerca de 18,2% mais mulheres na Câmara em 2023. Naquele ano, foram 77 mulheres (15,01%) e 436 homens eleitos. Estas foram as mulheres mais votadas em nove estados brasileiros: Bia Kicis (PL), no Distrito Federal; Daniela do Waguinho (União Brasil, no Rio de Janeiro, Caroline de Toni (PL), em Santa Catarina; Natália Bonavides (PT) , no Rio Grande do Nor Yandra de André (União Brasil), em Sergipe; Silvye Alves (União Brasil), em Goiás; Dra Alessandra Haber (MDB), no Pará; Socorro Neri (PP), no Acre; e Detinha (PL), no Maranhão. A bancada feminina terá, pela primeira vez na história da Câmara dos Deputados, duas deputadas trans: Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, TSE, foram  eleitas 39 mulheres pretas, cinco indígenas, 71 pardas e 184 brancas, de acordo com a autodeclaração de cada uma. 

No Senado, houve queda de 11 para dez senadoras eleitas. Porém, ao analisar o número de mulheres candidatas, foram 34% de mulheres, número que está acima da cota partidária (de 30%). Já na disputa presidencial, houve quatro candidatas, ampliando lentamente os espaços políticos da mulher. 
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

COMO TRATAR MANCHAS ESCURAS NA PELE 
As manchas escuras provocadas pelo sol, acne ou idade avançada, costumam incomodar bastante. Vamos ver alguns tratamentos para diminuir ou acabar de vez com elas:

. Coloque suco de limão sobre os pontos escuros e deixe-o por cerca de 10 minutos, três vezes por semana. Contudo, um aviso: nunca se exponha ao sol com limão na pele, porque aí é que vai manchar mesmo. Aliás, o sumo do limão resseca a pele, hidrate-a bem.

. É ótimo usar vinagre de maçã, porque incentiva o crescimento da pele. Assim, de duas a três vezes por semana, coloque o vinagre nas manchas e lave bem após cinco a dez minutos.

. Aplique suco de cebola na mancha, para que seu ácido esfolie a pele. Passe a cebola no liquidificador e coe o suco. Coloque na macha por 10 minutos, duas a três vezes por semana.

. Use a clássica vitamina C para clarear. A aplicação pode ser feita de manhã, antes de passar o protetor solar.

. Os ácidos kójico, glicólico e azelaico, hidroquinona 2% e retinóico também clareiam

. Use tratamentos localizados com: tetrapeptídeos, resorcinol, ácido tranexâmico e niacinamida. 

. Faça crioterapia para pontos pequenos, de preferência os provocados pela idade. A pele é congelada, destruindo o pigmento, levando à formação da pele nova e mais clara.

. Faça peeling com dermatologista, onde a camada superior da pele é removida através de produtos químicos. Já fiz. Dói, mas o efeito é perfeito. Tem que ter cuidado na hora em que está descascando, porque se tirar a pele que se solta, pode manchar de  novo. 

. Faça lazer com dermatologista, que possui alta frequência e concentra a luz sobre as manchas, reduzindo a hiperpigmentação. Já fiz e é excelente!
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

DISCIPLINA E FOCO INSPIRADORES
A super linda advogada e mestre em Saúde Pública Hellayne Sales é membro do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), também é enfermeira, pós graduada em Auditoria em Saúde, Ensino e Didática. Possui mais de dez anos de experiência profissional na área hospitalar, educacional e de família, base que solidifica sua eficiência na prática advocatícia. Mãe de Vinicius, 15 anos, e Helen, 11 anos, ela adora  fazer exercícios físicos, o que justifica o corpo perfeito, de quem malha com disciplina. Segundo ela, o segredo para se manter motivada é estar bem consigo, pois o corpo e a mente são os maiores aliados de uma pessoa.

Ela ensina que a satisfação constate de se olhar e a forma como se enxerga, delimita como se quer que os demais enxerguem, sendo que esta motivação alimentada nos treinos, nos elogios e nos carinhos dos colegas e amigos é que faz com que uma pessoa não desista da atividade física. Ela afirma que a academia vai muito além de bem-estar físico, de um corpo mais delgado ou volumoso, transcende inclusive o emocional e o espiritual, proporcionando uma terapia de autoconhecimento, através de gigantes reflexões. 

Vamos ver, então, as preferências desta bela, inspiradora e dedicada profissional e atleta: 

Perguntas e respostas:
 
. Filme que indica: Diamante de Sangue
 
. Perfume que gosta de usar: Carolina Herrera
 
. Comida predileta: Açaí
 
. Bebida preferida: Vinho
 
. Música favorita: Sertaneja
 
. Livro de cabeceira: Direito de Família 
 
. Qual é o grande sonho que já realizou? Ser mãe
 
. Maior qualidade: Ser justa
 
. Um defeito: Me doar demais
 
. O que mais aprecia nos amigos? Bom caráter
 
. O que mais lhe irrita? Injustiça
 
. O que é felicidade? Estar bem comigo, estar com saúde, evoluir cada dia um pouco mais em todos os aspectos da vida e meus filhos
 
. Paisagem mais linda que já viu: Pôr do sol de Gramado
 
. Maior desejo: me tornar cada dia melhor
 
. Um lema: Seja forte e corajosa
 
. O que gosta de fazer no tempo livre? Treinar e correr
 
. Um desejo: ter tempo para iniciar meu doutorado
 
. Um conselho: Jamais abdique de um sonho por conta de um relacionamento. Faça sua história
 
. Uma paixão: Musculação
 
. O que é sucesso? É quando direciono um foco e me motivo a cada instante para alcança-lo, aprendendo que a caminhada é mais árdua do que imaginava. Alcançando metas diárias, pois cada dia é um grande sucesso, afinal, este está nos pequenos detalhes de uma mega construção é, como tudo na vida, há um tempo para finalização,  não sendo esta o sucesso.
 
. O que é ser leve? É encontrar amor nos detalhes e olhar para cada situação, entendendo-a de forma construtiva, ainda que não seja a melhor situação. É analisar os problemas por outra perspectiva, sendo resiliente nos detalhes e, acima de tudo,  entender o valor e o quão é precioso estar em paz consigo e com os demais, além de entender que tanto os bons como os ruins momentos irão passar. 
 
. O que é ser mulher? É uma das dádivas mais fantásticas que a vida pode nos proporcionar, uma imensidão de significados que vão muito além do físico
e abrangem toda a nossa existência. A feminilidade, essa essência da mulher, extrapola as questões de gênero. O ser feminino é a energia geradora mais fluida, delicada e sensível. A heroína que luta pelos detalhes, que se transforma na versão que for necessária. Ser mulher é maravilhoso! Desempenhar todos os nossos papéis é um desafio enorme. Sou apaixonada pela nossa capacidade de ser,  ao mesmo tempo, firme e sensível, focada e multitarefa, saber falar e ouvir, estar ou se adaptar a cada transformação.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.