COLUNA
Fobia social ou timidez?
Por: Claudia Molinna
Publicado em: 03/12/2022 08:00
Foto: Freepik / Divulgação |
Medo excessivo diante de situações sociais? Pode ser que seja fobia social, que é um transtorno psicológico crônico, em que as interações sociais causam ansiedade irracional. Acontece pelo temor da avaliação negativa do desempenho ou, ainda, pelo o que outras pessoas vão dizer ou pensar. Os sintomas podem surgir em situações específicas, como reunião com pessoas desconhecidas, uma ida ao banheiro do restaurante, passando por muita gente, ter uma entrevista de trabalho ou falando em público, por exemplo. Em geral, este transtorno é notado na infância ou na adolescência, sendo mais comum em mulheres. Sintomas comuns:
• Esquivamento de situações em que existem muitas pessoas
• Medo de ser ridicularizado
• Palpitações
• Em crianças pode vir acompanhado de choro, episódios de raiva ou paralisia
• Tremores
• Sensação de falta de ar
• Sudorese
• Dificuldade para falar
• Náuseas
• Tonturas
Não se deve confundir fobia social com timidez. A primeira é um transtorno de ansiedade, que causa sintomas físicos e emocionais intensos e constantes. Estas reações geram sentimentos de incerteza e angústia, medo da rejeição e julgamento negativo por parte de outras pessoas. Tais emoções levam à baixa autoestima e outros problemas referentes ao bem-estar geral, podendo levar ao isolamento social. Quanto à timidez, ela é uma resposta comportamental diante de situações sociais incômodas. Embora desconfortável, não interfere na qualidade de vida ou é considerada um problema de saúde ou um transtorno psicológico. A pessoa tímida pode ter uma vida social ativa, contornando as situações em que não se sente bem socialmente.
Ainda não se sabe muito bem quais são as causas da fobia social, mas os fatores abaixo podem aumentar as chances de desenvolvê-la:
• Experiência traumatizante em público
• Influência do meio onde vive
• Alterações na estrutura cerebral
• Antecedentes familiares
• Maus-tratos na infância
• Falta de habilidades sociais
• Experiências negativas em situações sociais, como xingamentos e rejeição
• Mudança de trabalho, escola ou casa.
Em geral recomenda-se psicoterapia como tratamento. A cognitiva comportamental é ótima, pois se aprende a controlar os sintomas da ansiedade e medo. Pode ser necessário o uso de medicamentos passados por um psiquiatra. Na infância é importante observar qualquer sinal que possa ser indicativo de fobia social, para que se possa trabalhar a criança o mais rápido o possível e inibir o transtorno.
Foto: Divulgação |
BELÍSSIMA E BRILHANTE
Especialista em Direito Digital, Privacidade e Proteção de dados, a bela advogada Ana Paula Canto de Lima é mestra em ciências do consumo e professora de pós-graduações em diversas Escolas da Magistratura no Brasil, entre outras. É idealizadora, coordenadora e coautora das obras jurídicas: “Advogado do Futuro”, "Direito Digital debates contemporâneos", entre outras, é coordenadora e coautora da "LGPD Aplicada", "Comentários aos Regulamentos e Orientações da ANPD",
e coautora das obras “Revista de Direito Digital", “LGPD: sua empresa está pronta?”, “Compliance Digital”, entre outras, além do livro digital gratuito LGPD 2022, com 688 páginas, que pode ser encontrado para download no site da Editora Império.
Seus escritos são tão importantes, que constam nas bibliografias selecionadas pelo STJ, Superior Tribunal de Justiça. Presidente da Comissão de Proteção de Dados da OAB/PE e membro da Comissão da OAB Nacional da mesma temática, e da Comissão Nacional de Crimes Cibernéticos da ABCCRIM, Academia de Ciências Criminais, é ainda fundadora do "Império Jurídico", da "Internet Blindada" e cofundadora da startup "Cadê meu Dado?" e do curso "LGPD Learning". Experiente e engajada, desenvolve o projeto social "Seja legal na Internet", que leva informações sobre segurança na Internet para os jovens das escolas públicas de Pernambuco. Escolhida pelo Diario de Pernambuco para assinar a coluna Diario Jurídico Digital neste portal, dra. Ana Paula escreve sobre o ambiente digital, atualizando-nos em vários níveis, ao trazer, por exemplo, informações sobre segurança na Internet, golpes e demais crimes que podemos estar sujeitos. Ótima leitura para nos modernizar. Enfim, é uma profissional com uma expertise invejável, que traz profundidade para qualquer trabalho que esteja à frente. Uma autoridade por todos reverenciada, pela excelência em tudo que faz.
Foto: Freepik / Divulgação |
COMO LIMPAR AS BIJUTERIAS
As bijuterias perdem a cor com o passar do tempo, porque passam por um processo de oxidação, pois em geral são feitas a partir do níquel ou latão, podendo ser apenas banhadas por uma camada fina de prata, ouro ou ródio. À medida que esses materiais entram em contato com o suor do corpo ou perfume, umidade e água, começam a oxidar, ficando com a aparência suja. Contudo, existem algumas receitinhas caseiras que podem ajudar na limpeza delas. Vejamos algumas:
. Vinagre e bicarbonato
Ingredientes :
– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
– 2 colheres de sopa de vinagre branco
– 2 colheres de sopa de detergente neutro
– 1 litro de água morna
– 1 escova de dentes nova e com cerdas macias
Coloque a água morna em um recipiente e acrescente o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente. Mergulhe as bijuterias e retire logo em seguida. Esfregue com a escova e deixe secar naturalmente.
.Pasta de dente
Ingredientes :
– Pasta de dente
– Flanela
Coloque pasta de dente por toda a bijuteria. Depois, basta limpar com a flanela, esfregando até que fique totalmente limpa.
. Com batom
O que você vai usar:
– Batom
– Flanela
Aplique um batom cremoso, de qualquer marca, por toda a bijuteria. Em seguida, esfregue a peça com a flanela até que ela fique completamente limpa.
Algumas dicas para conservar as bijuterias:
– Deixe-as longe da água, evitando tomar banho, entrar no mar, na piscina ou fazer sauna com elas
. Caso ela entre em contato com a água, seque assim que possível
– Não as deixe em lugares úmidos, como no banheiro, por exemplo
– Tenha um local específico para armazena-las, como um porta-joias ou uma caixinha;
– Guarde, em separado, as bijuterias prateadas e douradas
— Não as amontoe na hora de guardar
– Se possível, guarde cada uma delas em um saquinho diferente
– Evite passar perfumes ou cremes corporais quando já estiver com as bijuterias no corpo.
Foto: Freepik / Divulgação |
FOLICULITE INFECCIOSA: AQUELAS BOLINHAS CHATINHAS
A infecção bacteriana é a causa mais comum de foliculite infecciosa, que são aquelas bolinhas que são um incômodo não somente pela aparência, mas também por provocar coceira e dor. As bactérias mais responsáveis são o Staphylococcus aureus, que é causa mais frequente, e a foliculite gram-negativa, causadora de infecção no pelo, em consequência do contato com a água contaminada por essa bactéria, em banheira de hidromassagem ou piscina, por causa da concentração abaixo do recomendado de cloro. Outros fatores que aumentam o risco de foliculite:
• Reservatório natural dentro do nariz e que ocorre em um terço da população
• Oclusão de folículos pilosos por roupa apertada
• Hiperidrose (excesso de sudorese)
• Doenças que cursam com coceira, como dermatite escabiose pelo atrito na pele
• Aplicação prolongada de corticosteróide na pele
• Antibioticoterapia de forma prolongada por via oral para acne
• Ato de cortar os pelos contrário à direção do crescimento do pelo
• Exposição às banheiras de hidromassagem ou piscinas aquecidas
Quando atinge apenas a parte superficial do pelo, aparece através de acúmulo de pus ou carocinhos avermelhadas, tendo no centro o pelo, o que ocorre principalmente no nariz. Ela é mais comum no couro cabeludo e no rosto, mas pode aparecer no tórax, nas nádegas e pernas e nas axilas. As mulheres são mais suceptíveis à foliculite, porque removem os pelos, piorando quando é com lâmina de barbeador. No caso de foliculite infecciosa estafilocócica, o tratamento nem sempre é necessário, pois as lesões costumam desaparecer rapidamente. Caso isto não aconteça, o médico especializado
pode indicar algum antibiótico via oral e pomada. Para prevenir, é melhor evitar:
. O uso de roupas apertadas
. O excesso de sudorese
. Depilação com lâmina
. Retirar o pelo na direção contrária ao seu crescimento.
Foto: Freepik / Divulgação |
MOCASSIM É MODINHA
E o mocassim voltou com tudo !!!! Usado há gerações e originalmente masculino, foi criado no século XVII por nativos americanos, para proteger os pés sem perder a sensibilidade ao chão, algo útil nas caçadas. Na década de 60, popularizou-se através de astros como Elvis Presley. Nos anos 80 e 90 foi a vez das mulheres o adotarem. Agora, definitivamente, é bem trend e você pode usar para ficar ao mesmo tempo descolada e chiquezinha:
. Com saia, para um visual moderno romântico.
. Com jeans, porque fica clássico.
. Com short, meio casual chic.
. Com vestido, para ficar com ar despojado.
. Com roupa de balada, para ficar bem trendy
. Super colorido, ousando um rosa Barbie ou laranja aberto, cores bem na moda.
. Estilo moule, abertinho atrás, bem confortável.
Foto: Divulgação |
MÃOS DE FADA EM TUDO QUE FAZ
A maravilhosa chef de cozinha, Marina Marini , é formada pela tradicional ACPP, Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal. Tive o prazer de testar sua refinada culinária, degustando desde deliciosas batatas ao murro à saborosa lagosta na manteiga. Um sonho! Há 20 anos também é requisitada publicitária, trabalhando no eixo Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Paraíba. Vamos conferir as preferências desta bela e carismática gaúcha, tão amada pelos pernambucanos:
Filme que indica: E o vento levou.
. Perfume que gosta de usar : J’Adore
. Comida predileta: churrasco
. Bebida preferida: chimarrão
. Música favorita: a que combina com o momento
. Livro de cabeceira: A sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón
. Qual é o grande sonho que já realizou? Morar no exterior
. Maior qualidade: Resiliência
. Um defeito: Ansiedade
. O que mais aprecia nos amigos? A parceria mas horas boas e também nas ruins
. O que mais lhe irrita? Pessoas descomprometidas
. O que é felicidade? Viver bem perto dos teus
. Paisagem mais linda que já viu:
. Maior desejo: ser mãe
. Um lema : “Sofra só o necessário”
. O que gosta de fazer no tempo livre? Cozinhar e estar com amigos e família
. Um desejo : Poder fazer o que amo sempre
. Um conselho : “Sofra só o necessário”
. Uma paixão : pessoas
. O que é sucesso ? Realização profissional profissional e pessoal
. O que é ser leve ? Acordar e dormir com a consciência tranquila
. O que é ser mulher ? É tudo que quiser ser!
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS