COLUNA

O design brasileiro que conquistou o mundo: Legado dos campana

Publicado em: 18/11/2022 12:07


 


O designer e arquiteto Fernando Campana, 61 anos, morreu, nesta quarta-feira (16). Fernando é considerado um ícone do design brasileiro e uma das personalidades mais influentes do país. O legado do estúdio campana eleva o brasil ao topo do design de mobiliário internacional, uma geração criativa que nos deixa orfãos.

Ao lado do irmão mais velho, Humberto, fundou, em 1984, o atelier campana, que alcançou reconhecimento internacional pelo design de mobiliário e peças intrigantes.



Fernando, por meio do estúdio campana, é pioneiro do design disruptivo, principalmente por usar objetos do cotidiano na criação de móveis, como urso de pelúcia e bonecas. “Profundamente enraizado na cultura e nas tradições brasileiras, seu trabalho carrega em seu cerne valores universais, como a liberdade e a dignidade humana, criando sua identidade por meio de experiências de vida”, afirma o site do atelier.



Irmãos campana

Co-fundado em 1984 pelos irmãos Fernando (1961) e Humberto (1953) campana, o atelier campana alcançou reconhecimento internacional pelo seu design de mobiliário e peças intrigantes. 

Ao incorporar a ideia de transformação e reinvenção, seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza. As características brasileiras - como a abundância de cores, as misturas e o caos criativo - trazem o triunfo das soluções simples, poeticamente.



Com sede em São Paulo, a campana está constantemente investigando novas possibilidades dentro do design: da fabricação de móveis à arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Unir disciplinas e incentivar a troca de conhecimentos entre comunidades e artistas são fontes vitais de inspiração, repertório novo e liberdade de pensamento. Trabalhar com várias marcas e indústrias permite combinar o melhor do artesanato, práticas de produção sustentáveis e tecnologias de ponta.





Em 2002, a campana iniciou a produção de sua linha de edições limitadas e peças únicas, feitas à mão no ateliê de São Paulo. Essas edições especiais são representadas por galerias internacionais, incluindo friedman benda em nova york, carpenters workshop gallery em londres e são francisco, galleria giustini/stagetti em roma e firma casa em são paulo, além da luciana brito galeria, que passou a representar a campana no brasil em 2022.



As peças de campana fazem parte de acervos permanentes de renomadas instituições culturais como centre pompidou e musée des arts décoratifs, de paris, moma, de nova york, museu de arte moderna de são paulo e vitra design museum, de weil am rhein.



Os irmãos campana estão atualmente listados como um dos principais arquitetos icônicos do mundo na interni (2018). Em 2015 e 2014, a wallpaper os classificou, respectivamente, entre os 100 mais importantes e os 200 maiores profissionais do design. Em 2013, foram listados pela revista forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes. 

Em 2012, fernando e humberto campana receberam o prêmio colbert committee em paris; foram homenageados pela design week em pequim; receberam a ordem do mérito cultural em brasília, e foram agraciados com a ordem das artes e letras pelo ministério da cultura da frança, e eleitos designers do ano pela maison & objet de paris. Em 2008, eles receberam o prêmio design/miami designer of the year.

Fonte: https://estudiocampana.com.br

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.