Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

A fruta exótica que faz até um limão parecer sobremesa

Por Caio César Gomes
09/07/2026
A fruta exótica que faz até um limão parecer sobremesa

Imagem ilustrativa gerada por IA (ChatGPT / OpenAI)

Pequena, avermelhada e pouco conhecida fora de sua região de origem, a fruta-do-milagre vem despertando curiosidade por um efeito que parece desafiar o paladar. Depois de consumi-la, alimentos naturalmente ácidos, como limão, maracujá e até vinagre, passam a ser percebidos como doces, dando a impressão de que se transformaram em verdadeiras sobremesas.

O fenômeno acontece graças à miraculina, uma glicoproteína presente na polpa da fruta. Essa substância se fixa temporariamente aos receptores gustativos da língua e, quando entra em contato com alimentos ácidos, ativa a percepção de doçura. Apesar da sensação diferente, a composição dos alimentos permanece exatamente a mesma.

Originária da África Ocidental, a fruta-do-milagre (Synsepalum dulcificum) também chama atenção por poder ser cultivada em vasos, desde que receba os cuidados adequados. Ela prefere clima quente e úmido, solo levemente ácido e boa luminosidade, características que favorecem seu desenvolvimento em diversas regiões de clima tropical e subtropical.

Recomendado para você

  • O tubarão que pode viver mais de 400 anos nas águas geladas do Ártico
  • O mamífero que quase não envelhece e pode ajudar na cura do câncer
  • O peixe que muda de sexo ao longo da vida
  • O pássaro que consegue dormir enquanto voa

O efeito provocado pela miraculina costuma durar de alguns minutos até cerca de duas horas, variando conforme cada organismo. Durante esse período, frutas cítricas e outros alimentos ácidos ganham um sabor surpreendentemente adocicado, embora continuem apresentando a mesma acidez do ponto de vista químico.

Fruta também desperta interesse de pesquisadores

Além da curiosidade gastronômica, a fruta-do-milagre vem sendo estudada por seu potencial em estratégias para reduzir o consumo de açúcar e para ajudar pacientes que sofrem alterações no paladar durante tratamentos médicos, como a quimioterapia. No entanto, especialistas ressaltam que essas aplicações ainda dependem de mais pesquisas e não substituem tratamentos ou orientações profissionais.

Quem pretende experimentar a fruta deve consumi-la corretamente, utilizando apenas a polpa. Especialistas alertam que o caroço, as sementes e outras partes da planta não devem ser mastigados ou ingeridos, pois podem provocar reações adversas em algumas pessoas.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

O tubarão que pode viver mais de 400 anos nas águas geladas do Ártico

O tubarão que pode viver mais de 400 anos nas águas geladas do Ártico

13/07/2026
O mamífero que quase nunca desenvolve câncer

O mamífero que quase não envelhece e pode ajudar na cura do câncer

13/07/2026
O peixe que muda de sexo ao longo da vida

O peixe que muda de sexo ao longo da vida

13/07/2026
O pássaro que consegue dormir enquanto voa

O pássaro que consegue dormir enquanto voa

13/07/2026
Vidente das Copas revela qual seleção será campeã

Após eliminação da Copa, treinador anuncia saída da seleção

12/07/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

Diario de Pernambuco - DPMAIS