HÍBRIDO

BYD Song Pro DM-i chega ao Brasil: saiba preço e primeiras impressões do SUV

A BYD lançou, nessa quarta-feira (10), o Song Pro DM-i e convidou o Diario de Pernambuco para um test drive do novo híbrido

Publicado em: 11/07/2024 11:54 | Atualizado em: 17/07/2024 07:40

 (Foto: Divulgação/BYD)
Foto: Divulgação/BYD

 

A BYD anunciou o lançamento do Song Pro DM-i nessa quarta-feira (10), em evento realizado no Allianz Parque, em São Paulo.

 

Entre as 10 marcas que mais vendem carros no Brasil, a greentech —como se autodenomina—, traz um modelo híbrido plug-in que, segundo a BYD, tem autonomia de até 1.100 km. 

 

O Song Pro DM-i da BYD Chega nas versões Pro GL e Pro GS. A maior diferença entre os modelos está no tamanho da bateria. Ambos modelos têm a tecnologia DM-i Super Híbrida, equipado com um motor híbrido plug-in de 1.5L eficiente, sistema híbrido EHS e Bateria Blade.

 

O consumo de combustível, pela metodologia NEDC, é de 22,7 km/L e a bateria Blade de 18,3 kwh tem autonomia no modo 100% elétrico de até 110 km. A autonomia combinada, entretanto, é de até 1.100 km com um tanque cheio de gasolina e a bateria carregada. Já pelo padrão PBEV do Inmetro, o BYD Song Pro tem uma autonomia elétrica declarada de 68 km e autonomia total de 780 km.

 

De acordo com a empresa, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos na versão GS.

 

CARACTERÍSTICAS DO BYD SONG PRO DM-I

 

Visando o conforto, ambas versões do SUV têm ajuste manual do banco do motorista em até 6 posições.  Internamente ele tem, ainda, banco traseiro bipartido que pode ser totalmente rebatido, ficando nivelado com seu porta-malas de 520 litros.

 

Com o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) no BYD Song Pro, o modelo tem funções de segurança como: Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Freios ABS, Controle de Tração, Sistema de Distribuição da Força de Frenagem, Assistência de Partida em Rampas (HHC), Função de Frenagem Confortável, Controle de Cruzeiro (CC), Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), Sistema Direto de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC).

 

 

 

Ainda sobre segurança do carro, ele possui seis airbags: dois frontais (motorista e

passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro).

 

O BYD Song Pro também conta como sistema e adaptador VtoL (Vehicle to Load) que transforma a bateria em uma fonte de energia. Com o uso do adaptador, a bateria vira uma tomada que pode ser usada como fonte de energia que pode ser utilizada para ligar equipamentos externo.  

 

TEST DRIVE E IMPRESSÕES DO BYD SONG PRO DM-I 

 

O teste drive do BYD Song Pro DM-i revelou um carro adaptável para condições de pista variadas. Ele tem uma resposta boa, por exemplo, mesmo em uma pista molhada.

 

O novo SUV híbrido da BYD tem uma direção leve, que, no teste drive, se mostrou ideal tanto para um carro de passeio e viagens. É uma direção confortável, assim como outros carros da empresa chinesa. 

 

Com os ajustes de volante e posição do motorista, ele proporciona um conforto na hora de dirigir. Além de uma boa visibilidade. 

 

Apesar de ser híbrido, a aceleração dele é a de um BYD elétrico, como em outros modelos da marca. No teste, ele conseguiu alcançar velocidades de 80 km/h em pouco mais de 5 segundos.

 

Para a ré, entretanto, fica evidente a pouca visibilidade através do retrovisor. Esse é compensado pelas câmeras 360º e sensor de ré, que auxiliam nas manobras.

 

A tecnologia 360º também se mostra útil em manobras feitas em garagens apertadas. Ela é ativada automaticamente à medida que os sensores percebem a possibilidade de batidas.

 

Pelo carro ser híbrido, ele proporciona o recarregamento do motor elétrico do carro via combustão da gasolina durante o uso. No painel, ao dirigir, o computador de bordo informa sobre o gasto e a regeneração da bateria. 

 

Na aceleração, ele informa o quanto é gasto de eletricidade e, também, diz sobre o que está sendo ganho ao tirar o pé do acelerador.

 

O carro usa de uma tecnologia que prioriza a energia elétrica e carro será fabricado 100% no Brasil. O fato de o carro ser híbrido, permite uma aceleração mais suave em comparação aos carros movidos à gasolina. 

 

Pelo preço de lançamento de 189.000 na versão de entrada, o conforto de dentro do carro é elogiável. Itens de série como central multimídia com tela giratória de 12,8” e outros. Na versão GS, o carro traz como adicional o carregamento de celulares por indução. 

 

PREÇOS DO BYD SONG PRO DM-I NO BRASIL

Na venda dos primeiros três mil unidades, estes são os preços anunciados pela BYD:

 

  • SONG PRO GL- R$ 189.800;
  • SONG PRO GS- R$ 199.800. 

BYD entre as 10 marcas mais vendidas no Brasil

 

A BYD tem se mostrado uma das empresas que mais cresce no ramo. A empresa, que não se reconhece como montadora, e sim como uma greentech, alcançou a marca de 8 milhões de carros produzidos desde sua criação.

 

O crescimento acelerado nos últimos anos chama atenção. Foram necessários 13 anos para alcançar a marca de 1 milhão de carros produzidos. Em agosto de 2023, a empresa chegou aos 5 milhões de veículos fabricados. De lá para cá, 3 milhões de carros foram produzidos.

 

No Brasil, a BYD está entre as 10 marcas automobilísticas mais vendidas. No ramo dos veículos elétricos, a greentech emplacou mais de 65% dos produtos vendidos no Brasil com total de 3.346 unidades.

 

O destaque foi para a versão anterior do Song. O BYD Song Plus vendeu 10 mil unidades em 2024.

 

A expansão da BYD é refletida no interesse dos brasileiros por carros elétricos. Segundo pesquisa, dois em cada três brasileiros estão dispostos a pagar mais por um carro elétrico para ajudar a combater as mudanças climáticas.

Tags: song pro dm-i | byd |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL