VEÍCULOS

Comprar carro usado: o que saber antes de comprar um seminovo?

Veja algumas dicas para usar na hora de comprar um carro seminovo

Publicado em: 17/07/2024 09:54 | Atualizado em: 18/07/2024 13:08

O mercado de carros usados pode ser uma ótima maneira de adquirir o primeiro veículo (Foto: Freepik/Jcomp)
O mercado de carros usados pode ser uma ótima maneira de adquirir o primeiro veículo (Foto: Freepik/Jcomp)

 

A possibilidade de comprar um carro usado vem acompanhada de vários pontos financeiramente positivos para quem busca seu primeiro veículo ou trocar seu atual. Os seminovos possuem valores mais atrativos e com menor depreciação no mercado.

 

Apesar disso, na hora da compra, o cliente deve fazer pesquisas e investigar bem para que não caia numa cilada. Confira 5 dicas de como comprar um carro usado e o que saber antes de comprar um seminovo.

 

Qual o melhor jeito de comprar um carro usado?

 

A primeira dica é determinar um orçamento antes de fazer as buscas. Dentro do orçamento algumas coisas como custos de revisão, seguro e reparos futuros para que o bolso não fique apertado no fim do mês.

 

O segundo passo seria começar as buscas dos mercados seminovos, seja através de sites de revenda online ou em concessionárias de veículos, tanto as especializadas nos usados quanto as comuns, específicas de marca.

 

Ainda sobre a questão financeira, avaliar o gasto de combustível do veículo, preços de seguros e custos de reparo, visto que alguns carros têm preços mais caros de revisões e manutenção.

 

O que ver na hora de comprar um seminovo?

 

A compra de um carro é um processo muito pessoal. A variedade nas preferências e gostos vão ser diferentes para cada pessoa, então conhecer o carro através de um test drive é um passo muito importante.

 

Fazer verificação da quilometragem, checagem da carroceria, documentação, histórico de revisões e procedência também são procedimentos padrão a serem feitos.

 

Entretanto, também é aconselhável checar bem o motor. Ligue o carro e fique atento a barulhos estranhos, além de abrir o capô para melhor analisar.

 

Outro ponto importante é a embreagem. Verifique a regulação, a última vez que ela foi trocada e a situação das molas, se estão muito duras ou muito moles.

 

No caso dos freios, ouça se ele emite ruídos metálicos, pois pode sinalizar discos desgastados.

 

Se possível, peça uma inspeção por um mecânico qualificado e de confiança antes de bater o martelo da compra. Não ter pressa durante essa compra é especialmente recomendado visto que não é um carro zero, que geralmente sai da concessionária com garantia de anos.

 

De acordo com pesquisas feitas pelo Uol e Garagem 360, o custo de manter um carro pode variar entre R$ 20 mil e R$ 40 mil ao ano, levando em consideração gasolina, seguro, IPVA, revisões e gastos extras. Por isso, é recomendado colocar tudo na ponta do lápis para tomar essa decisão.

 

Quanto a concessionária paga pelo carro usado?

 

Na hora de trocar um carro usado por um novo ou outro seminovo, outro veículo pode servir como entrada na negociação. A concessionária fará uma avaliação e colocar um preço baseado na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

 

Em geral, as concessionárias pagam até 80% do valor que consta na tabela Fipe, mas bons negociadores podem conseguir o valor completo do automóvel, especialmente em negociações que envolvem troca.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL