Brasil

Post racista que define 'preto raiz' e 'preto nutella' está sob análise do Ministério Público

A publicação, que foi inicialmente postada em um grupo fechado do Facebook, causou indignação entre os usuários, que denunciaram o crime

No "meme", que se espalhou recentemente na web, há uma comparação entre pessoas e objetivos em sua versão "de raiz", a uma versão mais moderna, definida na brincadeira como "Nutella". Foto: Reprodução/Internet

A Safernet, organização que monitora crimes e violações dos direitos humanos na internet, denunciou hoje ao Ministério Público de São Paulo uma publicação de conteúdo racista, na qual são definidos o "preto raiz" e "preto nutella". A publicação, que foi inicialmente postada em um grupo fechado do Facebook, causou indignação entre os usuários.

No "meme", que se espalhou recentemente na web, há uma comparação entre pessoas e objetivos em sua versão "de raiz", a uma versão mais moderna, definida na brincadeira como "Nutella". No post, porém a "brincadeira" relaciona o "preto de raiz" aos negros escravos, atribuindo características como "usa corrente" e "analfabeto". Já o "preto Nutella", posto como uma versão menos autêntica, recebe características como "usa turbante" e "tem cota para estudar". 

O diretor-presidente da Safernet, informou ao portal O Globo que a organização recebeu uma denúncia formal contra a publicação e o perfil social do suposto autor. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...