Brasil

Eclipse solar 2023 ao vivo: assista ao fenômeno em tempo real

Saiba como ver ao vivo online o fenômeno astronomico do Eclipse Anular do Sol.


 

O raro evento astronômico do Eclipse Anular do Sol vai ter transmissão ao vivo na internet para todo mundo neste sábado (14/10). 

 

O fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Com a Lua um pouco mais distante, o diâmetro aparente está menor do que o Sol, ou seja, a sombra do satélite natural da Terra não cobre totalmente o astro, criando um “anel de fogo” no céu.

 

 

Eclipse solar 2023 ao vivo

 

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), transmitirá ao vivo o eclipse anular do Sol.  

 

O evento poderá ser assistido através do YouTube. Clique aqui para assistir.

 

[SAIBAMAIS]

 

Com o Time and Date, organização internacional que fornece serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários, o Observatório NacionaL vai transmitir as imagens dos observatórios internacionais do eclipse anular enquanto o fenômeno estiver acontecendo na costa oeste dos EUA, América Central e depois Colômbia.

 

Quando o eclipse estiver acontecendo no Brasil, o Observatório Nacional transmitirá o fenômeno para o Brasil e para o mundo. Para isso, os parceiros nacionais do ON estarão em diversos locais da faixa de anularidade captando imagens em tempo real.

 

Clique aqui para seguir o canal do Diario de Pernambuco no WhatsApp e receber as principais notícias do dia diretamente no seu celular. 

 

 

Quais estados do Brasil vão ver o Eclipse anular do sol? 

 

A anularidade, onde o Sol forma um “anel de fogo” ao redor da Lua, será visível nos Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Em outras partes das Américas - do Alasca à Argentina - um eclipse parcial será visível.

 

Essa faixa de anularidade passa pelos estados Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As capitais estaduais Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba) são as únicas que estão no caminho da anularidade. O eclipse será visto como parcial em todo o território nacional. 

 

Horário do eclipse solar 2023 

 

A transmissão ao vivo começará às 11h30, no Horário de Brasília, e acompanhará o eclipse desde seu início na Costa Oeste dos Estados Unidos, passando pela sua chegada ao Brasil por volta das 15h, até o término do fenômeno, quando o Sol se puser no horizonte por volta das 18h. 

 

Quais são os riscos de olhar diretamente para o Eclipse Solar?  

 

O Observatório Nacional reforça que não se deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina.

 

O ideal é que se use filtros adequados para a observação, que não deve se estender por mais do que alguns segundos. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior.

 

Observar o Sol com algum instrumento óptico como binóculo ou telescópio só é permitido sob orientação de profissionais que saberão os filtros corretos a serem utilizados. O Espaço Ciência e o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, estarão abertos para o público contemplar o eclipse com segurança. 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco