ASTRONOMIA

Por que não pode olhar para o eclipse? Saiba como ver o fenômeno de forma segura

Entenda o motivo de não poder olhar diretamente para o Sol durante um eclipse anular

Publicado em: 13/10/2023 14:24 | Atualizado em: 14/10/2023 12:33

 (NASA/AFP)
NASA/AFP

 

Neste sábado (14/10), o céu terá um fenômeno raro de ser observado, um Eclipse Anular do Sol.

 

fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Com a Lua um pouco mais distante, o diâmetro aparente está menor do que o Sol, ou seja, a sombra do satélite natural da Terra não cobre totalmente o astro, criando um “anel de fogo” no céu.

 

As regiões do Norte e Nordeste do Brasil terão visão privilegiada do eclipse. E no Recife, a fase completa do fenômeno acontece às 16h47. 

 

eclipse, entretanto, pode apresentar riscos aos olhos das pessoas que não usarem filtros ou proteções apropriadas para observar o evento.  

 

Por que não pode olhar diretamente para o Eclipse Solar? 

 

Expondo seus olhos ao Sol sem proteção adequada para eles durante um eclipse solar pode causar queimaduras na retina (retinopatia solar). 

 

A retina não tem sensibilidade à dor e, por conta dos efeitos dos danos feito à retina, podem não parecer por horas. 

 

Isso acontece pois, quando há luz limitada, a íris dos olhos expande o tamanho da pupila, deixando que mais luz entre dentro dos olhos. O dano ocorre porque os olhos são 'enganados' pelo fenômeno astronômico e permite uma quantidade potencialmente perigosa de luz ultravioleta no olho, o que tem a capacidade real de danificar a retina.

 

Clique aqui para seguir o canal do Diario de Pernambuco no WhatsApp e receber as principais notícias do dia diretamente no seu celular. 

 

 

 

 

Observatório Nacional reforça que não se deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina.

 

O ideal é que se use filtros adequados para a observação, que não deve se estender por mais do que alguns segundos. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior.

 

Observar o Sol com algum instrumento óptico como binóculo ou telescópio só é permitido sob orientação de profissionais que saberão os filtros corretos a serem utilizados. O Espaço Ciência e o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, estarão abertos para o público contemplar o eclipse com segurança.

 

O que é o eclipse solar? 

 (Reprodução/Mundo Educação)
Reprodução/Mundo Educação
 

 
Tanto no eclipse total quanto no anular a lua passa entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.

Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, fazendo com que pareça menor do que o sol no céu.
 
O Próximo eclipse deste tipo, após o de 14 de outubro, ocorrerá em 02 de outubro de 2024. 
 

Eclipse solar 2023 ao vivo

 

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), transmitirá ao vivo o eclipse anular do Sol. 

 

O evento poderá ser assistido através do YouTubeClique aqui para ver como assistir. 

Com o Time and Date, organização internacional que fornece serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários, o Observatório NacionaL vai transmitir as imagens dos observatórios internacionais do eclipse anular enquanto o fenômeno estiver acontecendo na costa oeste dos EUA, América Central e depois Colômbia.
 
Quando o eclipse estiver acontecendo no Brasil, o Observatório Nacional transmitirá o fenômeno para o Brasil e para o mundo. Para isso, os parceiros nacionais do ON estarão em diversos locais da faixa de anularidade captando imagens em tempo real.
  

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL