eclipse

Saiba quando será o próximo eclipse solar no Brasil

Neste sábado (14), o Brasil acompanha o eclipse solar anular

Publicado em: 14/10/2023 13:09 | Atualizado em: 14/10/2023 14:44

Eclipse solar anular deste sábado (14) (PATRICK T. FALLON / AFP)
Eclipse solar anular deste sábado (14) (PATRICK T. FALLON / AFP)

O eclipse solar anular está previsto para este sábado (14) e poderá ser visto do Brasil. Moradores de cidades das regiões Norte e Nordeste terão visão privilegiada.

 

O que é eclipse solar anular?

 

O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Assim, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol criando um "anel de fogo" no céu.

 

Horário do eclipse solar 2023

 

O professor Tarciro Mendes, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN e doutor em Física, explicou que, no Brasil, o eclipse começa a ser visto às 14h05 na cidade de Tefé (Amazonas) e acaba às 17h55 na cidade de João Pessoa (Paraíba), considerando o evento completo, tanto anular quanto parcial.

 

“O Brasil é o país do mundo onde a anularidade - período de tempo em que a Lua permanece totalmente dentro do disco solar - terá a maior duração, 55 minutos e 30 segundos”, ressaltou. 

 

Em Pernambuco, o eclipse solar anular poderá ser visto entre 16h42 e 16h47. O site Time and Date tem os horários de todos os estados brasileiros.  

 

 

 

Por que não pode olhar para o eclipse diretamente

 

O diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sérgio Fernandes, alerta que a principal orientação para se observar o eclipse solar anular é a utilização do filtro de soldador número 14.

 

“Em hipótese nenhuma devemos observar o eclipse através de radiografias, negativos de fotografia ou mesmo óculos escuros. O sol emite, além de sua luz própria, raios infravermelho e ultravioleta. Sobretudo, o ultravioleta pode provocar queimaduras na retina que são permanentes”, explicou o médico. 

 

Assistir ao eclipse solar 2023 ao vivo

 

O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, transmite o eclipse solar anular ao vivo.

 

 

 

Próximo eclipse no Brasil

 

O próximo eclipse anular ocorrerá em 2 de outubro de 2024, mas não poderá ser visto do Brasil, apenas no Chile e na Argentina.

 

“No Brasil, apenas será observado um eclipse parcial nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e uma pequena parte do Nordeste, mais especificamente no sul da Bahia”, disse.

 

Já o próximo eclipse anular a ser observado no Brasil ocorrerá em 26 de janeiro de 2028 e só poderá ser visto completamente nos estados do Amazonas, do Pará e do Amapá. 

 

Com Agência Brasil 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL