Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Brasil

Fim de aborto legal em hospital de SP é levado a órgão internacional

Interrupção do serviço de aborto legal no Hospital Vila Nova Cachoeirinha foi denunciado na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Serviço de aborto legal foi interrompido no Hospital Vila Nova Cachoeirinha

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), foi acionada em uma ação contra o encerramento do serviço de aborto legal no Hospital Vila Nova Cachoeira pela Prefeitura de São Paulo. A unidade de saúde é localizada na zona norte da capital.

 

Desde dezembro de 2023, o hospital, que era considerado de referência no acesso ao serviço, deixou de prestar o atendimento de aborto legal por uma decisão da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB). A partir de então, a Justiça brasileira já entrou com diversos pedidos para a retomada do procedimento — o último deles em janeiro de 2024.

 

O acionamento da CIDH foi feito pela Bancada Feminista do PSol na Câmara dos Vereadores de São Paulo, sob a justificativa de que encerramento do serviço seria uma “gravíssima situação de violações de Direitos Humanos na cidade de São Paulo”.

 

Confira a matéria completa no site do Portal Metrópoles

Leia a notícia no Diario de Pernambuco