ELEIÇÕES

Eleições 2024: TRE-PE inicia geração de mídias no Recife e mais 24 zonas eleitorais

Procedimento será concluído em todo o estado até a próxima terça-feira

Publicado em: 21/09/2024 16:25 | Atualizado em: 21/09/2024 17:12

Diretor-geral, juiz, promotor e equipe da 7ª zona eleitoral durante a geração de mídia
 (Divulgação)
Diretor-geral, juiz, promotor e equipe da 7ª zona eleitoral durante a geração de mídia (Divulgação)

 

Às 8h deste sábado (21), o chefe de cartório da 7ª zona eleitoral do Recife, Fabrício Paz Rocha, carregou a primeira mídia de votação para a eleição deste ano. Foi início simbólico do processo geração de mídias das Eleições 2024 em Pernambuco. Um procedimento minucioso onde os pen drives são carregados um a um com informações extraídas do banco de dados do TSE. Em menos de 30 segundos, a mídia estava carregada com as relações dos candidatos a prefeito, a vereador e de eleitores aptos a votar na seção correspondente.

 

Noutro extremo da mesa, outro servidor do cartório preparava as mídias de resultado, apenas com a relação dos candidatos. Em seguida, o material é colocado em envelopes que são lacrados. Tudo executado de forma cadenciada e sincronizada sob os olhares do juiz eleitoral da 7ª zona, José André Machado Barbosa Pinto, e do promotor eleitoral, Paulo César do Nascimento.

 

 

 

O processo de geração de mídias marca uma das últimas etapas antes da votação. O passo seguinte é o de preparação das urnas, que receberão as informações dessas mídias, serão lacradas e transportadas para as seções eleitorais nos dias que antecedem o 1º turno (6 de outubro). Além do Recife, o procedimento de geração teve início neste sábado em outras 24 zonas eleitorais. Até o próximo dia 24 (terça-feira), todas as 122 zonas concluirão o processo. 

 

A 7ª zona eleitoral, que engloba bairros da Zona Oeste da capital, como Madalena, Torre, Cordeiro e Iputinga, tem 110 mil eleitores e 310 seções eleitorais. Ao todo, foram preparadas 695 mídias, entre mídias de votação, de resultado, de carga da urna, de contingência e de ativação dos programas da urna. Os dados são extraídos do sistema Cand, de registro de candidaturas, e da listagem de eleitores aptos a votar. Confira aqui um vídeo com o resumo do trabalho na 7ª zona eleitoral.

 

“Essa é uma cerimônia pública, onde partidos, Ministério Público e diversas instituições, como a OAB (ordem dos Advogados do Brasil) foram comunicadas da sua realização para acompanharem os trabalhos. Hoje, iniciamos a fase final dos preparativos para as eleições. O próximo passo terá na próxima segunda-feira (23), com a preparação das urnas a partir das informações inseridas nessas mídias”, afirmou o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, que acompanhou a abertura dos trabalhos na 7ª zona eleitoral.

 

Preparação das urnas

 

Os envelopes com as mídias serão encaminhados aos 18 polos de preparação das urnas no estado. No Recife, o processo de preparação começa na próxima segunda-feira, a partir das 8h, no Centro Administrativo do TRE, no bairro de San Martin. O calendário e os locais onde ocorrerão em todo o estado podem ser conferidos clicando aqui.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL