Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Brasil

Entenda como o Twitter (X) burlou o bloqueio no Brasil

Após atualização, o X está usando utilizando endereços de IP vinculados ao serviço Cloudflare, dificultando um novo bloqueio

Rede social voltou a ser acessada pelos brasileiros nesta quarta-feira (18)

O X voltou a ser acessado pelos internautas brasileiros, nesta quarta-feira (18/09), mesmo com o bloqueio da plataforma ainda vigente. De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), uma atualização da rede de Elon Musk fez com que ela operasse de modo diferente, utilizando endereços de IP vinculados ao serviço Cloudflare, dificultando um novo bloqueio.

 

Em nota, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) esclarece que a mudança do endereço IP torna o bloqueio do X mais complicado. Antes da decisão do ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de bloquear a rede social no Brasil, a empresa de Elon Musk usava IPs específicos e passíveis de bloqueio.

 

 [SAIBAMAIS]

 

O serviço Cloudflare faz uso de IPs dinâmicos que mudam constantemente. O bloqueio dos endereços dinâmicos e do Cloudflare poderia acarretar no prejuízo para outros serviços, como bancos e grandes plataformas de internet.

 

 

Confira as informações completas no Metrópoles

Leia a notícia no Diario de Pernambuco