FESTIVAL

Saiba como será o esquema do Rock in Rio: edição 40 anos

Festival vai contar com um forte esquema de segurança na cidade do Rio de Janeiro e, sobretudo, no entorno da Cidade do Rock, na Barra da Tijuca

Publicado em: 09/09/2024 15:59

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
De acordo com as autoridades locais, a edição especial do evento Rock in Rio 40 anos, que acontece entre os dias 13 e 22 de setembro, vai contar com um forte esquema de segurança na cidade do Rio de Janeiro e, sobretudo, no entorno da Cidade do Rock, na Barra da Tijuca. No total serão mobilizados oito mil agentes. 

Os representantes das secretarias de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e da Operação Lei Seca apresentaram hoje (9), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro, o planejamento operacional para o evento. Serão implantados 16 pontos de bloqueios para formar um cinturão de segurança no entorno do local dos espetáculos, oito torres de observação, assim como câmeras de reconhecimento facial, aeronaves e drones. 

Além do contingente policial, com um efetivo 30% superior ao da edição anterior, ainda participarão 600 bombeiros e agentes da Operação Lei Seca. A Operação Lei Seca contará com 42 agentes em ações de conscientização e fiscalização, com ações que serão realizadas nas vias de acesso à Cidade do Rock.

O plano operacional da Prefeitura do Rio também incluiu metrô 24 horas, BRT direto e ônibus especial para a Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que o Rock in Rio e ainda os jogos da Libertadores, que ocorrem nos dias 18 e 19 de setembro respectivamente nos estádios do Maracanã e do Nilton Santos, trarão um impacto muito grande no deslocamento e mobilidade da cidade e reforçou a importância do uso de transporte público nos dias dos eventos. “Não vá aos shows de carro. Nem aos estádios, Vai ficar engarrafado. Não será uma boa experiência”, aconselhou Paes.
 
Segundo a Secretária de Transportes, Maína Celidônio, o metrô e BRT são as melhores opções para quem quer fugir do engarrafamento. “O público chega ao metrô até o Jardim Oceânico e lá pega um serviço direto para a Cidade do Rock, usando a calha do BRT. É uma opção muito confortável. A gente tem embarque do Expresso Rock in Rio, com partida de três pontos: Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela. E o desembarque é na Estação Centro Olímpico junto à Cidade do Rock”, explicou.

“Também terão pulseiras para facilitar no embarque do BRT. A ideia é facilitar a volta, otimizando a identificação dos passageiros no embarque ao final dos shows. Com essa pulseira, a pessoa entra no ônibus no Centro Olímpico para voltar. Então, como é que vai funcionar a entrega dessa pulseira? Na chegada do terminal Centro Olímpico, o passageiro vai receber a pulseira. Cada dia vai ter uma pulseira individual com uma cor diferente. E a finalidade é a gente garantir esse desembarque mais eficiente no final do show”, disse Celidônio.
 
Os terminais Alvorada, Centro Olímpico, Recreio e Jardim Oceânico contarão com reforço no policiamento motorizado.

Já o Uber terá uma operação especial para o público que chegará e sairá do Rock in Rio. O ponto de embarque será no Riocentro, a cerca de um quilômetro do Parque Olímpico, próximo da Cidade do Rock. O serviço terá uma área exclusiva nos dias de shows, com uma estrutura para usuários e motoristas aguardarem as viagens. O local terá banheiros, estações para carregamento de celular e food trucks. Também haverá faixas demarcadas na área de espera, para que os condutores informem aos passageiros, pelo aplicativo, a localização precisa do carro.

No BRT Centro Olímpico também ficará uma unidade da Patrulha Maria da Penha, de apoio às mulheres vítimas de violência. Dentro do plano operacional está programada a instalação de uma central de flagrantes extraordinários na 16ª DP (Barra da Tijuca) e na 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes). 

O governo do Estado do Rio de janeiro comunicou que foi renovada a portaria que obriga à distribuição gratuita de água durante os shows.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL