Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Brasil

CaRIOca ProgFestival chega à sétima edição

O CaRIOca ProgFestival vem crescendo e ampliando as suas ações a partir do Rio de Janeiro

O CaRIOca ProgFestival surgiu em 2017.

O CaRIOca ProgFestival surgiu em 2017. Sua 1ª edição foi marcada com quatro dias pautados no Centro da Música Carioca, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, no belo e acústico teatro do castelinho da Rua Garibaldi, na Tijuca. 

A partir de 2018, em sua 2ª edição, cresceu e foi adquirindo uma maior credibilidade no cenário cultural abrangendo tanto teatros públicos quanto privados, no Rio de Janeiro e em Niterói, fazendo um circuito integrado de rock progressivo, da Zona Norte ao Centro e a Zona Sul do Rio de Janeiro, associados à cidade de Niterói. 

Teatros do Rio de Janeiro, como: o Centro da Música Carioca, na Tijuca, na Zona Norte. O Centro Cultural Justiça Federal, no Centro, o Teatro Solar de Botafogo e o pequeno espaço cultural: a Casa de Pedra, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E, na cidade de Niterói, o Theatro Municipal João Caetano (TMJC), que passou a compor o calendário cultural da cidade, desde a 3ª edição, em 2019. 

Desde o início, em 2017, passaram pelos palcos culturais do CaRIOca ProgFestival bandas de norte a sul do país, de Rondônia, do Pará, de São Paulo, do Rio Grande do Sul. E, do Rio de Janeir0 por sediar o festival com bandas da cidade do Rio de Janeiro, de Niterói, de Nova Iguaçu, de Mesquita, de Petrópolis e de Macuco, por exemplo.  

O histórico de shows anuais já eram uma atividade crescente ao longo dos anos, mas a dispersão e sem um evento que consolidasse esta linguagem do rock progressivo ou da música progressiva, foi algo que foi construindo este processo de consolidação desta linguagem em um evento consistente como um festival. Assim como um papel protagonista de descaracterizar o rótulo de rock, a depender do contexto. Com isso, ganhando força de criar um festival que tivesse esta cara no estado do Rio de Janeiro.

O CaRIOca ProgFestival

O CaRIOca ProgFestival tem em sua concepção fundamental, além da disseminação deste tipo de música no país, mas, também, a busca de renovação de público, diversificando a faixa etária bem como o processo de formação de plateia para este segmento de público do Rio de Janeiro, e, por que não dizer: do Brasil. Outras iniciativas como esta coexistem pelo país, mas sem a abrangência, hoje, realizada no estado do Rio de Janeiro. 

A música autoral é a tônica e premissas do festival, uma vez que o Brasil é um latente gerador de conteúdo de qualidade neste cenário e segmento musical, além de um dos maiores consumidores deste gênero no mundo.

O CaRIOca ProgFestival tem em sua essência e premissa de concepção irradiar pelo interior do estado do Rio de Janeiro, mantendo o festival circulando, independente das ações já estabelecidas e consolidadas não somente nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. Mas, sim em outros municípios e até estados de manifestações culturais do estado, como ocorre este ano, com a ampliação do festival, a partir deste ano para a 1ª edição na cidade de São Paulo. 

Assim, consolidado como referência nacional na música progressiva, o CaRIOca ProgFestival chega à 7ª edição em 2024. 

A ideia é ampliar a cada ano a atuação do festival, de modo a ter a oportunidade de aumentar as ações de interação e a integração artística, bem como quanto de ampliação de público e renovação de plateia. 

Neste sentido, ampliar para a cidade de São Paulo converge à ideia de levar a música e o rock progressivo para outras praças e cidades, de forma a ampliar e/ou reforçar a qualidade musical e sonora deste segmento musical. 

CaRIOca ProgFestival – Público 

Ao longo das seis edições realizadas, até 2023, tivemos um público presente de 3.654 pessoas presentes, em teatros que variam de 150 a 400 lugares. Sendo que em torno de mais 20% na premissa de formação de plateia, e renovação de público, trazendo escolas e outras instituições de formação e/ou de cunho social ou sociocultural com jovens e adultos de diversas faixas etárias, ampliando o processo de inserção e inclusão musical.

A edição de 2020 foi realizada apenas com transmissão ao vivo e o Theatro Municipal de Niterói fechado ao público, devido à pandemia de Covid-19. Apenas músicos das bandas, contingente de produção do teatro e da produção do festival, e com equipe reduzida, estiveram presentes ao teatro, mantendo as condições de segurança a todos. Por outro lado, com uma margem de público considerável conectados conosco, cerca de 500 pessoas, num espaço de duas horas.

Entretanto, decorrente das condições sanitárias, referente à Covid-19, a edição de 2021, com oito bandas confirmadas em três teatros, por prevenção, foi cancelada, mesmo depois de toda a organização e as bandas definidas na programação, de Niterói e do Rio de Janeiro.

Potencial de público jovem e também feminino, ou seja, um festival que vem sendo marcado pela presença masculina e mais velha, mas temos os registros destes dois tipos de público num crescente, principalmente, com a parceria com escolas e instituições públicas ou privadas destinando parte dos ingressos com esta finalidade. Mesmo sendo um festival que depende exclusivamente da arrecadação da bilheteria. 

O CaRIOca ProgFestival tem uma escala de faixa etária de público interessante, que varia de 15 a 75 anos, muito embora seja prevalente a faixa etária de 45 a 60 anos. E, um público feminino presente que orbita na casa de 25% do público todo que passou pelo CaRIOca ProgFestival, em algo que no início chegava a 10% do público presente. Ou seja, um crescimento interessante neste período, mas ainda longe das premissas da produção / festival. 

Porém, por princípio e conceito, o festival tem esta premissa de gratuidade, com vistas a inclusão social, oportunidade de te contato e conhecer a qualidade musical que passa pelo CaRIOca ProgFestival, bem como corroborar com a formação e manutenção de público e renovação de plateia. E, certamente, isso corrobora para o acréscimo dos indicadores de maior gênero feminino e de rejuvenescimento etário do público presente.

A classificação etária do festival é LIVRE, não sendo restritivo pela música apresentada. Ficando a critério do público e/ou das instituições.

CaRIOca ProgFestival – Cenários 2025 

O CaRIOca ProgFestival vem crescendo e ampliando as suas ações a partir do Rio de Janeiro. Sinal disso, já para o cenário de 2025, é que se iniciam algumas ações de internacionalização e interiorização do festival. 

A primeira banda anunciada internacional a ser anunciada é a banda Tryo, de Santiago do Chile. A banda que atua em sua tônica do rock progressivo, mas mescla elementos do rock-fusion, do jazz-rock, da música folclórica chilena, e vem comemorar em sua turnê a marca de seus 35 anos de carreira. 

E, do Brasil, a primeira banda do Brasil, vem do Nordeste e da cidade de Recife, em Pernambuco. A banda Anjo Gabriel, que irá lançar seu 3º álbum inédito, nos palcos do CaRIOca ProgFestival. 
 
Além disso, uma possibilidade de interiorização no estado do Rio de Janeiro, na região serrana, bem como no estado de São Paulo, na região de Piracicaba. 

O festival que já teve a participação de bandas de rock progressivo da Região Norte a sul do país, como Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul, além de bandas de São Paulo e do estado do Rio de Janeiro e capital.

Serviço:
 
CaRIOca ProgFestival 2024 – 7ª edição
Areninha Hermeto Paschoal (Lona Cultural de Bangu) – 300 lugares
Endereço: Praça Primeiro de Maio, s/n  Bangu, Rio de Janeiro - RJ, 21830-006. 
Telefone: %2b55 21 2437-2651

Dia 26 de outubro (sábado) - 19 horas
Luiz Zamith & Banda (Rio, RJ) 
Caravela Escarlate (Rio, RJ) 

Link de vendas: https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/ede5c4981e02e73d4e1a15707e0d696ea2ce5d3c

Obs.: As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.

Centro da Música Carioca [Tijuca] – 151 lugares – 19 horas
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20530-002, Brasil
Telefone: 55 21 3238-3831 

Dia 30 de outubro (4ª feira)  
Montechiari Project (Macuco, RJ)
Link de vendas: https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/a3dedcbc3620afcbc3b8ed80aaa16d12c83a8a5e

Dia 31 de outubro (5ª feira)  
Ultranova (Belém, PA)

Link de vendas: https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/e2ec3631384802a6b711a5d5fa41529a81473850

Obs.: As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.

Theatro Municipal João Caetano [Niterói] – 342 lugares – 19 horas 
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói - RJ, 24020-125, Brasil
Telefone: 55 21 3628-6908

Dia 01 de novembro (6ª feira) 
Jubal Troupe (Mesquita, RJ) 
Veludo (Rio, RJ) 

Dia 02 de novembro (sábado) 
Ultranova (Belém, PA)  
Som Nosso de Cada Dia (São Paulo, SP)

Link de vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/98877

Obs.: As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.

CaRIOca ProgFestival 2024 – 1ª edição São Paulo

• Teatro Unicid (ex-Teatro UMC)  – 288 lugares – 20 horas 
Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 550 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP, 05305-007, Brasil (entrada pela lateral da Faculdade Cruzeiro do Sul)
Telefone: 55 11 3832-9100

Dia 7 de novembro (5ª feira) 
Patrulha do Espaço (São Paulo, SP) 
Som Nosso de Cada Dia (São Paulo, SP) 

Dia 8 de novembro (6ª feira) 
Anxtron (Niterói, RJ) 
Stratus Luna (São Paulo, SP) 

Obs.: As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco