Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Brasil

Dia da Consciência Negra: frases e mensagens para o 20 de novembro, feriado nacional

Feriado nacional, a data foi instituída através da Lei 14.759/2023

Parque Memorial Quilombo dos Palmares

O Dia da Consciência Negra será celebrado nesta quarta-feira (20). Feriado nacional, a data foi instituída através da Lei 14.759/2023, proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro do ano passado.

A data marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que atuou na luta pela resistência e liberdade do povo negro.

Confira a seguir nove mensagens para o Dia da Consciência Negra: 

"Hoje celebramos a força, a cultura e a história do povo negro. Hoje é um dia de resistência e orgulho!"

"Que o Dia da Consciência Negra nos inspire a combater o racismo e construir um futuro mais igualitário."

"A história negra é a história do Brasil. Que possamos honrar e valorizar essa herança todos os dias."

"Lutar contra o racismo é um dever de todos. Hoje, vamos refletir e nos comprometer com a mudança."

"Respeito, reconhecimento e justiça são os pilares para honrar o Dia da Consciência Negra."

"Hoje, no Dia da Consciência Negra, celebramos a história e a contribuição fundamental do povo negro na construção do Brasil. É um dia para refletir sobre o passado, reconhecer as injustiças que ainda existem e reforçar nosso compromisso em construir uma sociedade mais justa e inclusiva."

"O Dia da Consciência Negra não é apenas sobre memória, mas sobre ação. É uma oportunidade para reconhecer as lutas e resistências de tantas pessoas que abriram caminhos para um futuro mais igualitário. Vamos juntos continuar esse movimento!"

"Que o Dia da Consciência Negra seja um momento de aprendizado, respeito e reconhecimento. Vamos celebrar a cultura, a força e a resiliência do povo negro, mas também nos comprometer a combater o racismo em todas as suas formas."

"A consciência negra nos lembra que a luta por igualdade racial é de todos. Não basta não ser racista; é preciso ser antirracista. Vamos honrar Zumbi dos Palmares e tantos outros que dedicaram suas vidas a essa causa."

Leia a notícia no Diario de Pernambuco