Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Brasil

Favelas têm 6,5 estabelecimentos religiosos para cada escola, revela Censo

Dados do Censo mostram realidade da presença de templos religiosos nas comunidades brasileriras


Entre os 958.251 estabelecimentos encontrados pelo Censo 2022 nas Favelas e Comunidades Urbanas, 7.896 eram de ensino, 2.792 eram de saúde e 50.934 eram estabelecimentos religiosos.

 

Proporcionalmente, nas Favelas e Comunidades Urbanas, havia 18,2 estabelecimentos religiosos para cada estabelecimento de saúde e 6,5 estabelecimentos religiosos para cada estabelecimento de ensino.  

 

Os dados estão presentes no Censo Demográfico 2022: Favelas e Comunidades Urbanas, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (8). 

 

Do total de estabelecimentos em Favelas e Comunidades Urbanas, em 2022, 64,3% eram estabelecimentos de outras finalidades (oficinas mecânicas, bancos, farmácias, escritórios, lojas e comércio em geral etc.) e 29,1% de edificações em construção ou em reforma. 

 

Em relação ao total de estabelecimentos do país (divulgados pelo IBGE em junho deste ano), as favelas e comunidades concentram 8,8% dos estabelecimentos religiosos, 7,9% das edificações em construção e reforma, 3,0% dos estabelecimentos de ensino e 1,1% dos estabelecimentos de saúde. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco