Mistério
Rainha Nefertiti está enterrada na tumba do faraó Tutancâmon, afirma arqueólogo
Especialista acredita que há uma porta que levaria até uma cripta escondida no túmulo do rei
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 12/08/2015 10:13 Atualizado em:
Busto de Nefertiti. Foto: Getty Images/AFP/Reprodução |
O arqueólogo da Universidade do Arizona Nicholas Reeves acredita que pode ter solucionado um dos maiores mistérios da História. Reeves diz ter descoberto onde a rainha egípcia Nefertiti foi sepultada. Segundo o especialista, ela está enterrada na tumba do faraó Tutancâmon, de quem foi madrasta e que morreu aos 18 anos.
Após analisar imagens das paredes do sepulcro de Tutancâmon, Reeves concluiu que a tumba do famoso faraó tem uma porta que leva à uma cripta escondida onde estaria o túmulo da antiga rainha egípcia. A teoria surgiu após um grupo de especialistas em arte e preservação e artistas espanhóis terem sido contratados para criar uma réplica do jazigo. Para isso, os técnicos escanearam todos os detalhes da tumba do jovem faraó.
Nicholas Reeves teria identificado marcas onde ficavam duas entradas. Segundo sua hipótese, o túmulo de Tutancâmon foi construído para ser uma antecâmara do túmulo de Nefertiti. O arqueólogo utiliza o fato do mausoléu do rei ser menor que o de outros regentes egípcios para reforçar sua ideia. Outro ponto é que a abertura que daria acesso ao local onde a rainha está enterrada é decorado com imagens religiosas feitas em uma data anterior à das outras pinturas na câmara. As ilustrações serviriam para dar proteção à sala do outro lado.
Nefertiti morreu em 1330 a.C, sete anos antes de Tutancâmon. O faraó, que faleceu muito jovem, foi sepultado em uma tumba que não teria sido construída para ele, de acordo com especialistas. A câmara é situada no Vale dos Reis, em Luxor, a oeste do Rio Nilo. O túmulo foi descoberto em 1922, por Howard Carter, e mais de cinco mil objetos foram encontrados em seu interior, a maioria deles funerários.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS