Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ESPETÁCULO

'Fernando Pessoa: O Último dos Palhaços' chega ao Teatro Fernando Santa Cruz

Peça homenageia os 90 anos da publicação do livro de poemas 'Mensagem', única obra publicada em vida pelo poeta português

Publicado em: 29/10/2024 13:27

 (Foto: Ismael Holanda)
Foto: Ismael Holanda
Está de volta aos palcos neste sábado (2), às 19h, o espetáculo poético/dramático 'Fernando Pessoa: o último dos palhaços', no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A peça homenageia os 90 anos de publicação do livro de poemas 'Mensagem', lançado em 1934 - única obra publicada em vida pelo poeta português, Fernando Pessoa, considerado o mais expressivo do século XX, e também lembrar os 90 anos de sua morte. Os ingressos estão à venda no Sympla e os valores são R$ 30 inteira mais o valor da taxa de serviço; e R$ 15 mais a taxa de serviço para meia entrada.

No solo, o ator pernambucano e professor de Teatro do Centro Universitário Frassinetti do Recife, Glauco Cunha Cazé, interpreta o poeta e seus principais heterônimos, numa reunião convocada pelo próprio Fernando Pessoa para discutir temas como o amor, a loucura, a sexualidade e as inquitações da existência humana, por meio de um jogo de xadrez, com tabuleiro montado no centro do palco.

A dramaturgia é construída a partir do livro Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, do escritor pernambucano, membro da Academia Brasileira de Letras (cadeira 39), Dr. José Paulo Cavalcanti Filho e nas teorias teatrais do século XX que se dedicaram ao estudo da personalidade, como por exemplo, os textos de Constantin, Stanislavski, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski. A direção da montagem é de Leandro Mariz, experiente profissional do teatro pernambucano, que há anos dirige e produz espetáculos entre o Rio de Janeiro e São Paulo, onde mora atualmente.

'Fernando Pessoa: o último dos palhaços' é um projeto extensionista do Núcleo  de Pesquisa e Extensão (NUPEX) do Centro Universitário Frassinetti do Recife – UniFAFIRE em formato de aula espetáculo com a proposta de circular por escolas e universidades públicas e privadas do Estado no próximo ano, reduzindo a distância das artes cênicas com a comunidade escolar e acadêmica.