Economia

Altas cargas tributárias atingem produtos juninos

Bebida é o item que mais sofreu tributação

Mesa com comidas típicas das festas juninas. Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as altas cargas tributárias vão influenciar os preços dos produtos juninos deste ano, neles estão incluidos alimentação, bebidas e vestuário.

Os itens mais tributados são as bebidas, como o quentão, que tem 61,56% de tributos, o vinho quente, com 54,73% e o refrigerante, nas versões lata (46,47%) e garrafa (44,55%). Já nas comidas típicas, a incidência tributária é de 36,54% na cocada, paçoca, pé de moleque ou amendoim; 35,38% na canjica; 34,99% na pipoca; e 24,07% no pinhão.

Os consumidores devem ficar atentos para não estourar o orçamento na hora de escolher o %u201Clook%u201D para as festas juninas, já que os encargos em produtos de vestuário chegam a 34,67% na camisa xadrez e no vestido, 33,95% no chapéu de palha e 36,17% na bota de caubói. Sobrou até para os fogos de artifício que estarão com uma carga tributária de 61,56%.

Segundo o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike,"Se o valor destinado ao pagamento de impostos não fosse tão alto, e repassado no preço dos produtos, certamente o consumidor brasileiro poderia aproveitar melhor as festividades desta época do ano, comprando mais".

Clique para ampliar a tabela com outros itens que sofreram tributação:

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...