Contras erros Consumidor terá como verificar medidor de energia elétrica através do Ipem-PE

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/05/2016 14:35 Atualizado em: 25/05/2016 14:55

Pensando em trazer mais um serviço que assegure qualidade e confiança ao consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Pernambuco, firmou uma parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para realizar verificações e perícias metrológicas dos medidores de energia elétrica em seu laboratório, situado na sede do órgão, na Cidade Universitária. A perícia será realizada diariamente e permitirá que o instituto identifique se existe alguma irregularidade ou defeito no equipamento.

De acordo com o órgão, a população pode recorrer à verificação do medidor de energia elétrica, em caso de suspeita, para que seja feito o serviço no Ipem-PE, onde o usuário é convidado para acompanhar todo o processo no dia agendado pela Celpe e informado ao cliente. Concluídas todas as etapas, o consumidor recebe o resultado do laudo técnico expedido pelo Ipem-PE, de onde poderá comprovar perante a Justiça a falha encontrada, ou ainda ter a certeza de onde está partindo o suposto erro. Caso o consumidor não compareça à verificação, a concessionária tem prazo de 30 dias, estipulado pela Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para a entrega do teste.

A Coordenadora do Laboratório de energia Elétrica do Ipem-PE, Camila Silva, explicou que o consumidor que se sentir lesado por conta de seu medidor de energia, ou ainda suspeitar de algum tipo de falha, deve acionar de imediato a Celpe para que seja feita a verificação do instrumento. “É assegurado ao consumidor acompanhar a perícia do seu equipamento na data previamente agendada, sendo o resultado entregue em cerca de uma hora, em alguns casos, exemplificou.

No momento da ação, tanto o técnico da Celpe quanto os fiscais do Ipem-PE verificarão todos os itens do medidor, como o fabricante, modelo, lacre, número de série, tensão nominal, corrente nominal, corrente máxima, ano de fabricação, entre outros. É importante que o medidor mantenha todas as características do projeto, com todas as peças e dispositivos em perfeita condição de conservação e funcionamento.

De acordo com o presidente do Ipem-PE, Pedro Paulo de Carvalho Neto, o serviço que o Ipem oferece à sociedade é de extrema importância para o estado. “Desde o ano passado nós já vínhamos atendendo às demandas judiciais provenientes dos Procons. A partir deste momento, com a assinatura do convênio com a Celpe, o consumidor pernambucano ganha um grande aliado na defesa de seus direitos”, disse.

Reforçando o contato entre o público e o Ipem-PE, Pedro Paulo comentou que através da ouvidoria do órgão (0800 081 1526) ou de toda rede de defesa dos direitos do consumidor, como Procon, Ministério Público e Defensoria Pública, o público pode exigir da companhia elétrica a remoção do medidor e garantir uma verificação isenta e com padrão de qualidade Inmetro.

Treinamento
Para ministrar as máquinas verificadoras de medidores elétricos os técnicos do Ipem-PE participaram de um treinamento do sistema de medição e verificação por solicitação de usuário/proprietário de medidores de energia elétrica. O curso ocorreu no laboratório de medidor de energia, na sede do órgão, e contou com o monitoramento do instrutor especializado na área, Bruno Couto, vindo do Inmetro. O objetivo do treinamento foi preparar os novos fiscais para operacionalizar a mesa Bohnen + Mesctek, equipamento mais moderno e tecnologia de ponta, que ampliará o número de verificações do medidor ao mesmo tempo.

Com informações do Ipem-PE

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL