Economia

Prioridade do Procon, nesta sexta-feira, será fiscalização em feiras e supermercados

Segundo o secretário de Justiça, Pedro Eurico, será inadmissível aumentos de produtos em feiras e supermercados, como fizeram postos de gasolina, ao se aproveitarem do desespero das pessoas

O secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado, Pedro Eurico, afirmou que o Procon vai priorizar, nesta sexta-feira (25), a fiscalização dos supermercados e feiras livres, para conferir se alguém está praticando abuso de preços. Segundo ele, “não será possível admitir reajustes desnecessários”. “Isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor, artigo 39 e inciso 10”. O titular da pasta lembrou que, na última quarta-feira, o dono de um posto de combustível foi preso no Recife por aumentar o valor do litro de gasolina para R$ 8,99, quase R$ 9, aproveitando-se do desespero dos motoristas. “Chegamos a multar um posto de gasolina em meio milhão de reais”, afirmou o secretário, ressaltando que, nesta quinta-feira, apenas três postos de combustíveis ainda tinham produtos para vender.

Pedro Eurico informou que a fiscalização não vai permitir que o abastecimento à população, também nas feiras livres, seja prejudicado por eventual má fé. Ele informou, no entanto, que não pode impedir que algumas redes de supermercados limitem a quantidade de produtos por clientes. “Se não limita de forma exagerada e abusiva tudo bem, não vejo previamente nenhum problema. O que não podemos admitir é que alguns tentem desaparecer com os produtos. Vamos ter controle sobre a distribuição, sobre a comercialização e sobre o valor dos preços desses produtos”.

Apesar da precaução do governo, muitas prateleiras de supermercados estão começando a ficar esvaziadas. Com receio de ficar sem comida, por conta da imprevisibilidade da greve, muitas pessoas estão antecipando suas feiras.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...