Economia

/Foto: Flavio Costa/Porto do Recife/Divulgação

O certame tem o orçamento estimado de R$ 27.680.040,14 que será repassado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até o final desta semana. Já a abertura das propostas está prevista para o dia 22 de julho, assim como o início da sessão de lances.
Para o presidente do Porto do Recife, José Lindoso, a obra deve atrair novos investimentos. “Demos início hoje a uma nova realidade operacional para o Porto do Recife. A dragagem é fundamental para a continuidade e eficiência dos serviços prestados por nosso Porto centenário, bem como para a atração de novos negócios, um dos pilares de nossa gestão,” destaca.
Após a conclusão do processo licitatório, serão necessários mais três meses para a mobilização da obra, os levantamentos hidrográficos e a execução da dragagem. Após a conclusão do serviço, a Marinha do Brasil terá um mês, previsto no cronograma, para a homologação do calado.
“Viabilizar a obra de dragagem é a grande tarefa da nossa gestão para o Porto do Recife, para que ele possa restabelecer e avançar em atividades importantes para a nossa economia, como a movimentação de açúcar. Além disso, a nova profundidade vai nos permitir atrair novos projetos, viabilizar mais empresas para utilizar nosso equipamento, trazer novos tipos de cargas e ampliar nossa movimentação de embarcações de passageiros. É um passo emblemático para dar ao Porto do Recife o protagonismo que ele merece dentro da nossa estratégia de desenvolvimento econômico do Estado”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio.
O trecho do berço 00 ao 01, será aprofundado para 10 metros de profundidade; do berço 02 ao 06 para 11 metros de profundidade; e do trecho do berço 07 ao 09 para os 8 metros de profundidade. Na maré alta, os trechos atingirão a profundidade máxima de 12,70m, 13,70m e 10,7m respectivamente. Serão 832.208 mil metros cúbicos de sedimentos dragados do cais acostável, canal interno e bacia de evolução.
Parceria
Na última terça (29), técnicos do DNIT e do USACE (US Army Corps of Engineers) visitaram o Porto do Recife. Na ocasião foi proposta uma parceria com o ancoradouro para prestação de consultoria em projetos relacionados à infraestrutura portuária.
“O DNIT trouxe dois especialistas em engenharia fluvial do Corpo dos Engenheiros Exército Americano (USACE) que estudaram o comportamento das marés e a energia das ondas, na área portuária recifense, e como esses fenômenos afetam as nossas atividades. A partir desta pesquisa, os técnicos concluíram que a obra de dragagem do Porto pode ser mais bem aproveitada se seguir estratégias baseadas nos dados do ensaio”, ressalta José Lindoso.
Participaram da visita o analista de infraestrutura do DNIT, Renato Amorim, a doutora em Estudos Hidrológicos, Carol Neves, e os engenheiros representantes do USACE, Dra. Kelly Legault e Dr. Calvin Creech, que se colocaram à disposição da gestão do ancoradouro para assessorar no que for necessário.
A parceria do DNIT com a USACE vem desde 2015 quando firmaram um contrato de colaboração. São ministrados cursos e workshops que proporcionam certificações para servidores, colaboradores e estudantes. O acordo visa a prestação de serviços técnicos na elaboração de estudos de engenharia fluvial e de navegação, mediante a transferência de conhecimento por meio de capacitação e treinamento, com resultados de curto e longo prazos para o setor aquaviário brasileiro.
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