O projeto, desenvolvido em parceria com o SENAI Pernambuco e o Governo de Pernambuco, deverá implementar em Suape projetos focados na produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde (H2V). Para tal, a iniciativa recebeu um investimento inicial de R$ 45 milhões.
Durante a fase inicial, soluções inovadoras aptas a gerar negócios relacionados ao combustível do futuro foram selecionadas por meio de uma chamada pública promovida pelo Departamento Nacional do SENAI e pela CTG Brasil.
A iniciativa que será implantada em Suape faz parte da estratégia de investimento em P&D%2b inovação da CTG Brasil alinhada ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado e promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Para a empresa, o o TechHub terá um papel fundamental na estratégia de inovação da companhia.
De acordo com a diretora-regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, o papel do SENAI-PE na parceria será de colaborar na implantação dos projetos que poderão contribuir para a elevação da atratividade de Pernambuco. "Enxergamos no Complexo Industrial Portuário de Suape uma forma de testar a viabilidade desses projetos em um cenário real, agregando outras empresas e criando um verdadeiro hub de inovação”, observou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, o Hub mostrará a capacidade do Complexo de Suape de abraçar empreendimentos de vários segmentos.
"Estamos de olho no futuro, já que o hidrogênio verde é uma inovação mundial, tem grande potencial de investimento, sustentabilidade e desenvolvimento da economia verde. Além disso, são medidas visionárias como essa que vão sempre nos manter protagonistas e aparecendo na estratégia de grandes agentes econômicos globais quando se fala do Nordeste e do Brasil", pontuou.