ATENÇÃO

Shoppings da Região Metropolitana ampliam horário para a Black Friday; Procon orienta pesquisa de preços

Atividade espera registrar intensa movimentação no comércio. Equipes vão promover ações de fiscalização nos estabelecimentos

Publicado em: 23/11/2023 09:22 | Atualizado em: 23/11/2023 09:58

Em recente pesquisa no Recife, foi identificada a variação de quase 400% no mesmo produto (Marcelo Ferreira/D.A. Press)
Em recente pesquisa no Recife, foi identificada a variação de quase 400% no mesmo produto (Marcelo Ferreira/D.A. Press)
De olho na Black Friday 2024, realizada nesta sexta-feira (24), o comércio de rua e centros de compras da Região Metropolitana registram ampliação da clientela e aquecimento nas vendas.
 
Entre as ações para não perder esta oportunidade, estão horários estendidos, promoções em produtos e condições especiais de pagamento.
 
No Recife, de acordo com o Procon, agentes estarão nas ruas, já a partir desta quinta-feira (23), intensificando as ações de orientação e também fiscalização dos estabelecimentos.

Segundo o órgão, o intuito é impedir que o consumidor seja surpreendido com as armadilhas dos preços falsos. Em recente pesquisa, foi identificada a variação de quase 400% no mesmo produto.
 
Umas das instruções é a exigência da nota fiscal quando efetuarem a compra de um produto ou a contratação de serviço. Desta forma, é possível comprovar o valor, as características e a data da negociação.

"A Black Friday é bastante aguardada pelos comerciantes e clientes. Estamos atentos para garantir que o direito do consumidor seja respeitado. Toda a nossa estrutura está pronta para agir diante de qualquer abuso. Vamos trabalhar para que tudo ocorra dentro da normalidade e todos sejam beneficiados", destacou o secretário-executivo do Procon Recife, André Azevedo.
 
Uma dúvida frequente é sobre o direito ao arrependimento nas compras a distância, seja por internet, telefone, domicílio ou WhatsApp. Nesse caso, o prazo é de sete dias a partir da data de recebimento do produto ou do serviço, para exercer o seu direito, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ainda segundo as orientações, também é importante que o consumidor tenha conhecimento de que, em caso de vício no produto durável (não consumível), ele tem o prazo máximo de 90 dias para reclamar ao fornecedor que, por sua vez, deve resolver o problema em até 30 dias, além disso, é dever de quem vende ou presta serviço cumprir com as informações veiculadas na publicidade.

O fortalecimento das vendas é somado já em razão da proximidade com as festas de fim de ano. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as lojas do centro já iniciaram o ciclo de abertura todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. O esquema segue até 24 de dezembro, véspera do Natal.

Black Friday
Confira os horários dos principais centros de compras do Grande Recife:

- Shopping Boa Vista, no Recife
8h às 21h;

- Shopping Camará, em Camaragibe
8h às 22h;

- Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho
 8h às 22h;

- Shopping ETC, no Recife
9h às 21h;

- Shopping Guararapes, em Jaboatão
8h às 23h;

- Shopping  Plaza, no Recife
9h às 23h;

- Shopping Paulista North Way, em Paulista
9h às 22h

- Shopping  Recife, na Capital
6h à meia-noite;

- Shopping  RioMar, no Recife
6h às 23h;

- Shopping Patteo, em Olinda
6h às 23h;

- Shopping Tacaruna, no Recife
9h ás 23h.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL