OPORTUNIDADE

2024 inicia com mais de 12 mil vagas de concurso

Provas da Petrobras e do inédito modelo unificado são os destaques deste primeiro semestre. O edital do CPNU será publicado hoje no Diario Oficial da União

Publicado em: 10/01/2024 07:41

Para o Concurso Público Nacional Unificado, as 6.640 vagas são para 21 órgãos federais (Crédito: Freepik)
Para o Concurso Público Nacional Unificado, as 6.640 vagas são para 21 órgãos federais (Crédito: Freepik)

Concurseiros de plantão já podem reforçar os estudos nos próximos meses e ficar atentos aos prazos de inscrições. Ao todo, serão ofertadas 12.640 vagas disponíveis nos dois próximos concursos federais previstos no calendário de 2024: o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU- 6.640 vagas) e o da Petrobras (6.000 vagas).

 

A banca para as provas da estatal petroleira já foi definida, será Cebraspe, enquanto que a do certame unificado, que vem sendo chamado de “Enem dos concursos”, será a Cesgranrio. Ontem, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que o edital do CPNU será publicado no Diário Oficial hoje. As vagas serão distribuidas em 21 órgãos públicos, nas seguintes áreas de atuação: administração e finanças; setores econômicos, infraestrutura.

 

e regulação; agricultura, meio ambiente e desenvolvimento agrário; educação, ciência, tecnologia e inovação; políticas sociais, justiça e saúde;trabalho e previdência; dados, tecnologia e informação pública, além do nível intermediário.

 

A previsão é de que as inscrições aconteçam entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro, em que a prova seja aplicada no dia 5 de maio em 220 cidades brasileiras, incluindo Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. De acordo com o ministério, o edital do certame apresentará “informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais”.

 

Em nota divulgada pela pasta, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Regina Camargos, adiantou que a metodologia a ser adotada no concurso é inovadora. “É um feito inédito que exige preparação inédita também”. Entre as inovações a serem adotadas está a previsão de que uma inscrição valha para o processo seletivo de mais de um órgão.

 

Ao anunciar, em setembro de 2023, o novo processo seletivo, o ministério explicou que, na

inscrição, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação disponíveis. Na sequência, indicarão cargo ou carreira por ordem de preferência, entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

 

A ideia apresentada inicialmente é de que a primeira etapa do concurso unificado seja em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro será aplicada uma prova objetiva,

com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos, de acordo com cada bloco temático.

 

PETROBRAS

 

A Petrobras reabriu, ontem, as inscrições para o concurso público que vai preencher mais de 6 mil vagas de nível técnico As inscrições são feitas pelo site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br) e vão até as 18h do dia 31 de janeiro. Serão 916 vagas para início imediato e outras 5.496 para cadastro reserva.

 

A remuneração mínima é de R$ 5.878,82 e não há exigência de experiência profissional. A taxa de inscrição custa R$ 62,79 e deve ser paga até o dia 21 de fevereiro. A realização das provas, que serão aplicadas em 40 cidades do país, está marcada para o dia 24 de março. Em Pernambuco, as provas serão aplicadas no Recife e em Ipojuca. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL