Foi divulgada, nesta segunda-feira (15), a campanha promocional do Carnaval 2024 em Pernambuco. Com o tema: “Carnaval de Pernambuco não dá para explicar. Tem que se viver”, a iniciativa é promovida por meio da Empetur e Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE). O material já vinha sendo veiculado a nível nacional, desde dezembro do ano passado, e no âmbito local, começa a ser divulgada nos próximos dias. De acordo com o órgão, o principal objetivo é atrair turistas de diversas regiões do país para uma das maiores movimentações da economia do Estado.
A festividade tem início no dia 10 e vai até o dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. Dados da plataforma de viagens Decolar apontam Porto de Galinhas e Recife entre as cidades do TOP 10 nas rotas mais procuradas para aproveitar a festa.
Entre os elementos presentes na concepção, não ficam de fora ícones que representam alguns dos municípios como o Homem da Meia Noite, do Sítio Histórico de Olinda, os Papangus de Bezerros, os caretas em Triunfo, os caboclos de lança na Zona da Mata, entre outros. Ainda na primeira semana de janeiro, o Governo do Estado anunciou os homenageados deste ano: os artistas Lia de Itamaracá, Alceu Valença e Claudionor Germano.
De acordo com o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o trabalho é para fazer com que a festa seja marcante tanto para os foliões locais, quanto os turistas, sendo um convite para conhecer toda a potencialidade. "Temos trabalhado para divulgar o nosso Carnaval de modo nacional porque é uma festa que possui uma enorme potencialidade. Além de ser essencial para o turismo, ela movimenta a economia pernambucana pois traz mais ocupações na rede hoteleira, gera mais empregos e renda, fortalece os comércios locais e traz um sentimento de felicidade para o nosso povo", explica.
O secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho, reforça que o Carnaval pernambucano é um dos maiores do país e que carrega muita cultura, sendo único. “O Carnaval de Pernambuco carrega muita cultura, é muita tradição, ele está espalhado nos quatro cantos do nosso Estado mostrando toda a nossa história e, sem dúvida, ele é um Carnaval de experiência, bonito de se assistir, mas mais do que isso, é incrível e único de se viver", salienta.
CRESCIMENTO