Oportunidade

Prefeitura do Recife lança programa para impulsionar a atuação de mulheres nos setores de tecnologia e inovação

O "Tech Divas" vai mobilizar diversas ações para incentivar a capacitação e a empregabilidade das recifenses na área de T.I

Publicado em: 26/06/2024 20:03 | Atualizado em: 26/06/2024 20:26

Inicialmente, foram firmadas parcerias com SENAI, para oferecer 250 vagas para capacitações nos cursos Cloud Foundation AWS e Solutions Architect AWS, por meio do programa AWS Women in Cloud (Foto: Wagner Ramos/PCR)
Inicialmente, foram firmadas parcerias com SENAI, para oferecer 250 vagas para capacitações nos cursos Cloud Foundation AWS e Solutions Architect AWS, por meio do programa AWS Women in Cloud (Foto: Wagner Ramos/PCR)
 
A Prefeitura do Recife lançou, nesta quarta-feira (26), o programa “Tech Divas” com o intuito de aumentar a quantidade de mulheres atuando nos setores de tecnologia e inovação do Recife. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai mobilizar uma série de ações para que novos empregos se tornem realidade para as recifenses que desejam atuar nesse ecossistema.
 
Inicialmente, foram firmadas parcerias com SENAI, para oferecer 250 vagas para capacitações nos cursos Cloud Foundation AWS e Solutions Architect AWS, por meio do programa AWS Women in Cloud, que proporciona capacitação técnica, desenvolvimento pessoal e conecta as participantes a oportunidades no mercado de trabalho. Além da Uninassau, que vai disponibilizar dez bolsas integrais nas graduações da área de tecnologia e também 100 bolsas no GoKursos. As inscrições terão início nesta quinta-feira (27) no site do SENAI.
 
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio, o "Tech Divas" vai contemplar o caminho da qualificação até a contratação (Foto: Wagner Ramos/PCR)
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio, o "Tech Divas" vai contemplar o caminho da qualificação até a contratação (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 
“Esse programa é de extrema importância para as mulheres da cidade do Recife, já que o nosso ecossistema de tecnologia é reconhecido nacionalmente e internacionalmente, mas a gente tem uma disparidade de gênero muito grande na área de tecnologia. Então o Tech Divas vem para dar cursos e capacitações com certificações reconhecidas no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.
 
Ainda segundo a secretária, o programa, que vai contemplar o caminho da qualificação até a contratação, visa enfrentar os obstáculos que impactam no mercado de trabalho de tecnologia para inserir as mulheres nos espaços de poder e consequente reduzir a desigualdade de gênero. De acordo com dados do Insper, as mulheres representam apenas 17% da força de trabalho no mercado brasileiro de TI.
 
Qualificação
 
De acordo com a Prefeitura do Recife, outro foco do “Tech Divas” é o alinhamento com as instituições de ensino para formar talentos e proporcionar a empregabilidade. Nesse sentido, a UNINASSAU vai oferecer, inicialmente, dez bolsas integrais de estudo em cursos de graduação a distância na área de Tecnologia da Informação. As opções são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Game Design, Gestão da Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Data Science, Empreendedorismo Digital, Filmmaker, Digital Security, E-Commerce e Processos Gerenciais. Também serão disponibilizadas 100 bolsas em cursos da GoKursos, todos na área de tecnologia. 
 
"Como Instituição de Ensino Superior comprometida com a responsabilidade social e a promoção da diversidade, queremos que as mulheres construam carreiras de sucesso na área da tecnologia e conquistem mais espaço nesse setor. Por meio da oferta de bolsas integrais, esperamos contribuir para a formação de profissionais qualificadas e aptas", afirma Nilzete Santiago, reitora da UNINASSAU.
 
Para expandir o programa, a prefeitura revela que já existem tratativas com novos parceiros para ampliação de oportunidades, como um Protocolo de Intenção já assinado com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco e Paraíba (ASSESPRO-PE/PB).





MAIS NOTÍCIAS DO CANAL