MOVER

Senado aprova texto-base do 'Mover'; destaque que inclui 'taxa das blusinhas' vai ser analisado

Parlamentares aprovaram texto do programa sem a taxação das blusinhas, que está em discussão e pode ser reincluído por meio de destaque

Publicado em: 05/06/2024 18:36 | Atualizado em: 05/06/2024 18:51

Projeto teve 67 votos favoráveis e nenhum contrário (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Projeto teve 67 votos favoráveis e nenhum contrário (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (05) o texto-base do Projeto de Lei (PL) nº 914/2024, que institui o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), sem a taxação de compras internacionais de até US$ 50. Foram 67 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, os senadores ainda vão votar destaques ao texto, um deles pode colocar de novo no projeto a chamada “taxa das blusinhas”.

 

Na terça-feira (04), o relator do PL, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), anunciou que ia retirar a taxação do texto por considerar a proposta “uma matéria estranha” ao projeto. Como mostrou o Metrópoles, a decisão de Cunha de tirar o trecho pegou de surpresa o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os colegas de Senado, causando o adiamento da discussão para esta quarta.

 

 

 

Logo depois de adiar a votação na terça, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reuniu o relator e os líderes partidários para tentar fazer o relator voltar atrás da retirada da taxação, mas não houve acordo com Cunha. Os líderes governistas decidiram então apresentar um destaque no plenário que inclui novamente a taxação.

 

 

Confira as informações completas no Metrópoles


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL