Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Economia

Governo divulga lista de cafés torrados impróprios para consumo

Fiscalização constatou presença de impurezas ou de elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação

Lista tem 14 marcas de café torrado

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta segunda-feira (1º) uma lista com 14 marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para consumo humano após a constatação de impurezas ou de elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação.

 

Em nota, a pasta informou que os produtos que integram a lista devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis. “A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos”, destacou.

 

No comunicado, o ministério detalhou ainda que o alerta faz parte de desdobramentos%u202Fda%u202FOperação Valoriza, que contou com ações de fiscalização realizadas em todo o país entre os dias 18 e 28 de março, quando foram coletadas 168 amostras de café torrado. Veja lista.

 

“Aos consumidores que%u202Fcaso tenham adquiridos esses produtos, o ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor”.

 

Os parâmetros de qualidade definidos para o café torrado podem ser acessados na Portaria 570 de 2022.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco