Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Parceria com Instituto Exatta revela marcas preferidas dos pernambucanos
Ao total, 61 produtos e empresas foram escolhidos em 14 categorias por moradores do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes
Tradicionalmente, o Diario de Pernambuco realiza, todos os anos, o recall de marcas mais importante do estado: o prêmio Marcas Preferidas. Em uma parceria consolidada com o Instituto Exatta, o jornal mais antigo da América Latina revela quais são os produtos e as empresas que estão na rotina e no coração dos pernambucanos. Ao total, 61 marcas foram escolhidas como as preferidas em 14 segmentos variados. Os vencedores serão anunciados nos dias 3 e 4 de julho.
A pesquisa, realizada no Recife, Olinda e Jaboatão entre os dias 9 e 15 de abril deste ano, foi feita a partir do método Top of Mind, no qual os consumidores apontam o primeiro nome que eles lembram em cada categoria analisada. Os dados foram levantados através de entrevistas presenciais com mais de 600 moradores dos três municípios pernambucanos.
Segundo o diretor do Instituto Exatta, Tônico Araújo, o estudo apresentou um alerta sobre a necessidade de um posicionamento de marca avançado no mercado pernambucano, para garantir a consolidação de produtos regionais com os consumidores no estado. “Observa-se que as marcas mais citadas são exatamente aquelas que são maciçamente expostas nos meios publicitários, na sua grande maioria oriundas de outros centros comerciais, como os estados das regiões Sul e Sudeste”, explica.
Enquanto as grandes marcas ocupam o espaço comercial, os produtos locais apresentam uma tímida presença no cenário pernambucano. “As marcas locais precisam aliar ainda mais a qualidade dos seus serviços e produtos com campanhas publicitárias boas e frequentes, conectando-se mais com os seus consumidores. Assim vão garantir o seu espaço no mercado, com um retorno financeiro positivo e o fortalecimento do seu posicionamento”, detalha o diretor.
“Nós ficamos muito felizes em trabalhar desde 2020 com o Diario de Pernambuco, um grupo que se moderniza cada vez mais e possui uma credibilidade enorme no cenário nacional de comunicação. O prêmio projeta as marcas preferidas do pernambucano de uma forma acessível para todos os públicos. É um orgulho para o Instituto Exatta realizar o levantamento para o jornal mais tradicional da América Latina”, comenta Tônico Araújo.
Além do Marcas Preferidas 2024, o Diario de Pernambuco e a Exatta firmaram outra parceria para este ano: as eleições para prefeitos e vereadores. Para o diretor do Instituto, a colaboração tem o objetivo de mostrar a visão da população em relação a diversos tópicos de interesse público para o público geral, além de oferecer um diagnóstico completo da situação e as expectativas em relação aos futuros gestores municipais.
Exatta
A Exatta é uma empresa especialista na consultoria e gestão da informação, que está no ramo de pesquisas, censos, trabalhos de assessoria política e gestão empresarial há 25 anos. O Instituto ainda faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa e presta serviços para os setores públicos e privados.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco