Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Economia

Ambev fomenta empreendedorismo e formação de brasileiros

Milhares de mulheres que atuam com gastronomia no Nordeste foram impactadas


 
Em 2022, a Ambev criou uma frente de inclusão produtiva que vem desenvolvendo programas para apoiar o empreendedorismo e a formação de brasileiros. Em Pernambuco e no Maranhão, uns dos estados com as maiores taxas de desigualdade socioeconômica, o projeto Bora Empreender com Comida já mudou a vida de mais 2.000 mulheres com cursos que misturam capacidades técnicas e habilidades socioemocionais.
 
O programa funciona em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME) para impactar mulheres que atuam diretamente com gastronomia tradicional nesses estados. O objetivo é incentivar esses empreendimentos que são, em sua maior parte, liderados por mulheres negras da periferia.
 
Os cursos oferecidos pelo Bora são aplicados com base em três importantes pilares: conhecimento, apoio financeiro e conexão.
 
Entre as pessoas já beneficiadas pelo programa no Nordeste está a pernambucana Rosa Santos. A história da microempresária teve um novo começo através da Ambev. “A minha história é bem difícil porque cresci na extrema pobreza, sem nenhuma oportunidade. Quando conheci o programa, as portas se abriram e eu fui orientada muito bem pelo projeto. Eu já empreendia, mas não tinha visão de futuro e planejamento. A partir do Bora, comecei a me enxergar realmente como empreendedora”.
 
Com o curso focado no conhecimento aprofundado de gestão de negócios e conteúdo sobre negócios de alimentação, Rosa passou a pensar em si e no seu empreendimento como uma empresa.
 
“Para o futuro, já vejo necessidade de melhorar e ampliar o meu atendimento. O objetivo é crescer mais e poder passar o que eu aprendi com o projeto para outras pessoas. A valorização da educação, para mim, é muito importante para mim”, comenta a microempreendedora. “A minha maior conquista com o Bora é poder oferecer o acesso à educação aos meus filhos. Para uma mãe, nada é mais importante do que oferecer educação e uma vida digna para os filhos”.
 
Depois do projeto, as empreendedoras também têm os seus negócios promovidos no site do Bora para que bares e restaurantes possam contratar os seus serviços. Além disso, são promovidas feiras para a exposição dos negócios e conexão. Parte das alunas também são selecionadas para receber mentorias com especialistas e um recurso financeiro adicional de R$ 1 mil.
 
“A minha recomendação é: acredite mais no seu potencial e agarre as oportunidades que aparecem para você. É assustador sair da sua zona de conforto, mas vale a pena. A Ambev, através do Bora, foi meu grande impulsionar”, finaliza.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco