MERCADO DE TRABALHO

Brasil precisa qualificar 14 milhões de trabalhadores na indústria até 2027

Levantamento do Senai mostra ainda que 2,2 milhões de profissionais devem ingressar no mercado de trabalho nos próximos anos, com atenção especial para o setor de logística e transporte

Publicado em: 11/10/2024 14:54

Logística e transporte é o setor com a maior demanda: 474 mil profissionais até 2027 (Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Logística e transporte é o setor com a maior demanda: 474 mil profissionais até 2027 (Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A falta de mão de obra e má qualificação é um problema que deve só aumentar para indústria nos próximos anos. De acordo com o Mapa de Trabalho Industrial 2025-2027, divulgado nesta sexta-feira (11/10), o setor estima que será necessária a qualificação de 14.045.135 trabalhadores em alguma formação industrial ou correlata até o ano de 2027.

Neste cenário, a indústria ainda necessita da contratação de cerca de 2,2 milhões de novos profissionais, além da requalificação de 11,8 milhões de trabalhadores que já ingressaram no mercado de trabalho. Os dados foram levantados pelo Observatório Nacional da Indústria e divulgados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, as projeções reforçam a necessidade da qualificação da educação dos profissionais, com estímulo à aprendizagem contínua no mercado de trabalho. Nesse contexto, ele cita ainda os desafios que envolvem a capacitação em tecnologia e sustentabilidade.

“Com o avanço das tecnologias, é essencial que as habilidades dos trabalhadores evoluam junto com essas mudanças. Isso não só representa oportunidades de emprego, como também impulsiona a produtividade e o desempenho da indústria”, avalia o diretor.

Logística e transporte demandam mais profissionais

Entre os mais de 2 milhões de novos trabalhadores que o setor industrial demanda para os próximos anos, cerca de 23% seriam destinados apenas ao setor de logística e transporte, que lideram os segmentos com maior necessidade de mão-de-obra, com 474,6 mil novos profissionais a serem contratados até 2026.
 
As informações são do Correio Braziliense. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL