PORTO DE SUAPE

Ministro Silvio Costa Filho e Raquel Lyra anunciam investimento de R$ 123 milhões para obra de infraestrutura no Porto de Suape

A intervenção visa a recuperação do molhe do ancoradouro. A estrutura tem a função de oferecer condições seguras para manobra e atracação dos navios no Porto

Publicado em: 11/10/2024 19:26 | Atualizado em: 11/10/2024 20:13

Empreendimento faz parte do Novo PAC e tem investimento total de R$ 123 milhões (Foto: Eduardo Oliveira)
Empreendimento faz parte do Novo PAC e tem investimento total de R$ 123 milhões (Foto: Eduardo Oliveira)

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinaram, nesta sexta-feira (11), o Termo de Compromisso para repasse de R$ 50 milhões do governo federal para as obras da 4ª fase de recuperação do molhe do Porto de Suape, barreira que serve de proteção do atracadouro contra a força das marés.

 

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destaca a importância dessa obra para a infraestrutura portuária, que torna o atracadouro ainda mais competitivo. “Há mais de 40 anos não se tinha investimentos nesse molhe. Isso é muito estratégico para o Porto, pois o molhe tem o papel de ajudar na segurança da navegação e naturalmente fortalece a infraestrutura do Porto de Suape”, afirma.

 

“Essa obra dialoga diretamente com o plano estratégico de fortalecimento do Porto de Suape. Este porto deve crescer mais de 5% este ano e movimentar mais de R$ 20 bilhões em cargas. São mais de 20 mil empregos diretos, fora os indiretos. Então, este é um importante ativo do Estado de Pernambuco”, afirmou.

 

Com investimentos de R$ 123 milhões, o empreendimento faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do qual recebeu um repasse de R$ 50 milhões, e o valor restante, R$ 73 milhões, será investido pelo governo estadual.

 

“Desde o início da nossa gestão nós temos feito um investimento muito importante no Porto de Suape. Essa é uma obra de extrema relevância. São R$ 123 milhões em investimentos. Agradeço ao ministro Silvio Costa Filho e ao presidente Lula por garantirem R$ 50 milhões do governo federal para realizar a recuperação do molhe. Essa intervenção garantirá a infraestrutura necessária às atividades portuárias com o objetivo de fazer o Porto de Suape crescer ainda mais, como todo o Estado de Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra.

 

“Essa importante obra se soma a outros projetos em andamento para potencializar o funcionamento dos nossos píeres e cais, a exemplo da dragagem do canal externo, que já foi concluída. Suape é um porto de águas abrigadas, com uma localização estratégica e infraestrutura adequada para estimular a atração de novas rotas e a atracação das maiores categorias de navios com capacidade máxima de carga”, pontuou o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.

 

O processo de licitação para a intervenção já foi concluído e os serviços terão início na próxima terça-feira (15). Com previsão de ser finalizada em maio de 2028, a obra faz parte de um conjunto de ações para ampliar e fortalecer a segurança da infraestrutura do complexo portuário, tornando o atracadouro mais competitivo para a atração de novos negócios. 

 

A Construtora Venâncio, vencedora do certame, fará a recuperação de 1,8 quilômetro da estrutura de pedra, que serve de barreira de proteção para os píeres onde são realizadas as operações de granéis líquidos (petróleo e produtos derivados), que representaram 68,9%, em 2023, da movimentação total de carga do porto. Nesse setor, Suape ocupa a liderança nacional entre os portos públicos. O molhe serve de barreira de proteção contra a força das marés altas no porto externo.

 

No local, está prevista a colocação de blocos de pedra no local que variam de 300 quilos a 12 toneladas. 

 

A terceira etapa da obra, concluída recentemente, recuperou um trecho de 940 metros que vinha sendo reforçado desde 2018, com a colocação de blocos de pedras que totalizaram um volume de 78.120 metros cúbicos, ao custo de cerca de R$ 68 milhões.


Na primeira e segunda fases, foram requalificados 260 metros da estrutura, ao custo de R$ 45,1 milhões.

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