Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Economia

Porto do Recife recebe primeiro navio da nova temporada de cruzeiros 2024/2025 nesta quinta-feira (31)

Turistas foram recepcionados com frevo e produtos regionais

A nova temporada de cruzeiros 2024/2025 no Porto do Recife teve início nesta quinta-feira (31) com a chegada do Viking Jupiter, de bandeira norueguesa, vindo da Itália. O navio foi o primeiro da temporada e trouxe 712 passageiros e 460 tripulantes. Para esta edição, no período de aproximadamente seis meses de temporada, o Porto do Recife deve receber 22 cruzeiros. 


Os turistas foram recepcionados com frevo, produtos regionais como bolo de rolo e caipirinha, além de apresentação de orquestra de frevo e passistas. Após chegar ao Recife pela manhã, o Viking Jupiter partiu por volta das 15h para o Rio de Janeiro

O presidente do Porto, Delmiro Gouveia, afirmou que as expectativas para essa temporada é de aumentar a marca registrada na temporada anterior de 30 mil turistas visitando Pernambuco. "Hoje, celebramos não apenas a chegada de mais uma embarcação, mas o começo de um período que representa importantes ganhos para a nossa economia e para o turismo do nosso estado".

Os cruzeiristas que desembarcaram para passeio seguiram para vários roteiros, entre eles Casa da Cultura, ruas do Recife Antigo, Olinda e passeios de Catamaran pelo Recife.  

A temporada de cruzeiros representa uma oportunidade de promoção internacional do Recife e de todo o estado, além de promover o impacto econômico local. O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, comemora o início desse período. 

"O objetivo é que o turista que esteja hoje aqui saia com a memória positiva do nosso Estado, para que ele volte e divulgue essa recepção calorosa que nós construímos. De acordo com a Clia (Associação Internacional de Linhas Cruzeiros), cada cruzeirista gasta, em média R$700, ao desembarcar. Então quando calculamos a quantidade de passageiros, de turistas que vão passar na temporada, temos a previsão de impacto de R$20 milhões de reais diretos na economia do nosso estado. Isso é emprego, renda, riqueza para a nossa população", destaca.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco