Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Economia

Copergás projeta manutenção do preço do gás até este mês

Pernambuco continua com uma das tarifas mais baixas do país


Em maio deste ano, houve um reajuste de 6,89% no gás canalizado em Pernambuco, que passou a vigorar no trimestre de maio a julho deste ano. Já em agosto deste ano, a Arpe (Agência de Regulação de Pernambuco) anunciou uma redução das tarifas, em média, de -1,12%. Com isso, o metro cúbico passou a ser comercializado, em média, por R$ 2,74.
 
O reajuste anunciado pela Arpe acontece trimestralmente, mas a recomposição trimestral prevista para novembro foi prorrogada para o final deste mês. Ou seja, permaneceu o último reajuste aplicado em agosto, beneficiando as categorias existentes (residencial, comercial, industrial, GNV). 
 
O presidente da Copergás, Felipe Valença, explica que alguns fatores interferem nos repasses de custo. “A Copergás é um repassador do preço da molécula, que é possível por três fatores, o preço do Petróleo, do dólar e se a Copergás comprar mais barato. Como nós não controlamos o preço do petróleo, nem do dólar. A única coisa que a empresa controla é tentar comprar mais barato. Isso nós temos feito”, aponta. 

Ainda de acordo com Felipe, a Copergás ainda tem alguns obstáculos a vencer. “Obviamente temos alguns desafios porque temos aqui um ambiente em que os contratos anteriores não estavam sendo cumpridos. A margem está subindo porque tem mais ativo e tem que remunerar esse ativo”, disse. Ainda de acordo com ele, a distribuidora ainda possui uma das margens mais baixas do país. A margem de Alagoas, por exemplo, é 30% acima da margem da Copergás e a média nacional é 40% maior. 

Evento para debater o papel da transição energética em Pernambuco

Com o objetivo de discutir os desafios para o setor de distribuição de gás canalizado no país, a companhia realizará, com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás); o evento 'Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária'. 

O seminário, que tem como objetivo reunir atores dos setores público e privado, proporcionando um espaço de diálogo e cooperação para a transição energética, será realizado na próxima sexta-feira (8), no Recife Expo Center, no horário das 8h30 às 16h.

Serviço

Seminário ‘Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária’. 
Realização e organização: Copergás
Apoio: Abegás
Data: 8 de novembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 16h
Local: Recife Expo Center - Endereço: Cais Santa Rita, 156, CEP: 50020-360 – São José, Recife/PE 
Inscrições: gratuitas até 5 de novembro de 2024 pelo site www.abegas.org.br/formulario-de-inscricao-para-o-seminario 
Informações: abegas@abegas.org.br |Tel.: (21) 3970-1001 / (21) 3995-4325

Leia a notícia no Diario de Pernambuco