Economia
Copergás projeta manutenção do preço do gás até este mês
Pernambuco continua com uma das tarifas mais baixas do país
Por: Thatiany Lucena
Publicado em: 05/11/2024 05:06 | Atualizado em: 04/11/2024 22:04
Foto: Divulgação |
Em maio deste ano, houve um reajuste de 6,89% no gás canalizado em Pernambuco, que passou a vigorar no trimestre de maio a julho deste ano. Já em agosto deste ano, a Arpe (Agência de Regulação de Pernambuco) anunciou uma redução das tarifas, em média, de -1,12%. Com isso, o metro cúbico passou a ser comercializado, em média, por R$ 2,74.
O reajuste anunciado pela Arpe acontece trimestralmente, mas a recomposição trimestral prevista para novembro foi prorrogada para o final deste mês. Ou seja, permaneceu o último reajuste aplicado em agosto, beneficiando as categorias existentes (residencial, comercial, industrial, GNV).
O presidente da Copergás, Felipe Valença, explica que alguns fatores interferem nos repasses de custo. “A Copergás é um repassador do preço da molécula, que é possível por três fatores, o preço do Petróleo, do dólar e se a Copergás comprar mais barato. Como nós não controlamos o preço do petróleo, nem do dólar. A única coisa que a empresa controla é tentar comprar mais barato. Isso nós temos feito”, aponta.
Ainda de acordo com Felipe, a Copergás ainda tem alguns obstáculos a vencer. “Obviamente temos alguns desafios porque temos aqui um ambiente em que os contratos anteriores não estavam sendo cumpridos. A margem está subindo porque tem mais ativo e tem que remunerar esse ativo”, disse. Ainda de acordo com ele, a distribuidora ainda possui uma das margens mais baixas do país. A margem de Alagoas, por exemplo, é 30% acima da margem da Copergás e a média nacional é 40% maior.
Evento para debater o papel da transição energética em Pernambuco
Com o objetivo de discutir os desafios para o setor de distribuição de gás canalizado no país, a companhia realizará, com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás); o evento 'Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária'.
O seminário, que tem como objetivo reunir atores dos setores público e privado, proporcionando um espaço de diálogo e cooperação para a transição energética, será realizado na próxima sexta-feira (8), no Recife Expo Center, no horário das 8h30 às 16h.
Serviço
Seminário ‘Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária’.
Realização e organização: Copergás
Apoio: Abegás
Data: 8 de novembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 16h
Local: Recife Expo Center - Endereço: Cais Santa Rita, 156, CEP: 50020-360 – São José, Recife/PE
Inscrições: gratuitas até 5 de novembro de 2024 pelo site www.abegas.org.br/formulario-de-inscricao-para-o-seminario
Informações: abegas@abegas.org.br |Tel.: (21) 3970-1001 / (21) 3995-4325
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS