A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) realizarão, nesta sexta-feira (8), o evento com o tema 'Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária'. O seminário acontece no Recife Expo Center, bairro de São José, área central do Recife, das 8h30 às 16h.
Em conversa com a reportagem do Diario de Pernambuco, o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença, explicou que o evento é uma importante oportunidade para ampliar o mercado de gás natural no país. O encontro deve atrair acionistas, distribuidores, transportadores e representantes do segmento do Brasil todo e os principais fornecedores de gás natural do Brasil.
“É um seminário específico para falar do setor de gás natural. Essa é a primeira vez que a gente tem a chance de ter um evento nesse formato. Temos historicamente dois modelos tradicionais, um é sempre o gás associado aos eventos de óleo e gás. Isso acaba perdendo um pouco da agenda porque o gás se sobrepõe”, destacou o executivo.
Desafios
Ainda de acordo com Felipe Valença, um dos desafios foi trazer pautas comuns que interessassem a todos. Um dos tópicos levantados por ele é a questão da competitividade, para que ocorra maior oferta de gás. “Ainda somos um país que tem um déficit de produção e o investimento está aquém do que deveria. Chegamos a ter momentos aqui de ter 10% de importação de gás, da mesma forma que ocorre 30% de importação de óleo”, ressalta Felipe Valença.
O presidente da Copergás destaca ainda a importância do investimento contínuo em energia renovável, já que o Brasil tem a matriz mais limpa do mundo entre os países relevantes. De acordo com ele, os incentivos para a maior competição no mercado, podem acabar reduzindo os custos e incentivando o fortalecimento do setor. “Várias empresas, ainda não migraram sua matriz energética por conta desse preço que não é competitivo”, disse.
Valença explicou também que outro desafio para ampliar o setor em Pernambuco é a infraestrutura. “Hoje você vê um déficit de infraestrutura para realmente levar o gás. Se for observar o mapa da instituição dessas empresas, vai ser somente no litoral e ainda com deficiência em várias regiões”, aponta.
A Copergás é a 6ª maior empresa de gás natural do País. A companhia atende a Região Metropolitana do Recife e também municípios do interior como Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Segundo Felipe Valença, o grande foco é ampliar ainda mais a base da Copergás no interior.
“Fizemos uma reformulação da base operacional.Temos hoje uma base fora da RMR. Temos a missão de interiorizar a indústria gerando emprego e renda, para que as pessoas realmente possam ficar nas suas regiões. O Araripe é um exemplo como esse”, destacou.
Últimos Investimentos
Felipe Valença ressalta ainda que apesar da Copergás ter investido R$ 360 milhões nos últimos seis anos e R$ 1 bilhão recentemente, o maior desafio é a questão da demanda. “Temos que ter preço para competir, uma infraestrutura melhor e também novos mercados. O negócio da Copergás não é vender gás, é o transporte de gás”, finalizou. Segundo ele, quando mais escala existir, maior a possibilidade de diminuição dos custos.
Programação
9h45 – Painel 1: “Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e igualitária – Desafios e Oportunidades para o Brasil”
11h15 – Painel 2: Infraestrutura de gás natural: desafios para a expansão
14h30 – Painel 3: Ampliação da oferta e novos mercados para o gás natural e biometano
Serviço
Seminário ‘Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária’.
Realização e organização: Copergás
Apoio: Abegás
Data: 8 de novembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 16h
Local: Recife Expo Center - Endereço: Cais Santa Rita, 156, CEP: 50020-360 – São José, Recife/PE
Informações: abegas@abegas.org.br |Tel.: (21) 3970-1001 / (21) 3995-4325