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Transnordestina: 'Esperamos retomar as obras em Pernambuco já no próximo ano', diz ministro dos Transportes

Durante a COP 29, Renan Filho reafirmou compromisso com o trecho pernambucano da Transnordestina


O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que o projeto inicial de desenvolvimento do ramal pernambucano da Transnordestina prevê um orçamento de R$ 500 milhões, durante encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, na COP 29, em Baku, no Azerbaijão. 

Renan Filho destacou ainda que o plano atual da Transnordestina no estado está sendo adequado para atender uma nova lógica de investimento público. “Esperamos já no próximo ano retomar as obras também no estado de Pernambuco. No Ceará e no Piauí as obras estão andando, nós temos quase 4 mil pessoas trabalhando para a construção dessa ferrovia agora”, afirmou. 

“O Governo Federal entende que não há estratégia de desenvolvimento para o Nordeste que não coloque o estado de Pernambuco no centro dessa estratégia”, afirmou Renan Filho, ressaltando que está aberto a novos debates e diálogos com a Fiepe.

De acordo com Bruno Veloso, presidente da Fiepe, a Transnordestina representa um avanço para o crescimento econômico do Nordeste e, em especial, para Pernambuco. “A interligação dos estados e o escoamento da produção são fatores fundamentais. Ficamos felizes em poder dar essa notícia ao setor industrial e ao povo pernambucano”, declarou.

A Transnordestina é um projeto de infraestrutura prioritário, com a meta de conectar áreas estratégicas da região ao mercado nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento regional e beneficiando setores produtivos essenciais.
 
Histórico 

 
Prevista inicialmente para ser concluída em 2010, as obras do trecho pernambucano da ferrovia, entre o Porto de Suape e Salgueiro, foram diversas vezes adiadas. 

No dia 19 de setembro deste ano, a contratação da empresa responsável por elaborar os projetos para novos trechos do equipamento, no valor de R$ 15,217 milhões, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A empresa contratada foi a Consórcio Estratégica – Prosul, composto pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda e Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda, para elaboração de projeto básico/executivo do empreendimento. No contrato, estavam incluídos também os serviços de revisão de estudos para o projeto de engenharia que permitirá a execução das obras.

O trecho entre o Porto de Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho, e a cidade de Salgueiro, no interior do estado, abrange 520 quilômetros de extensão. A área com obras não iniciadas, possui cerca de 250 quilômetros de extensão.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco