Educacao

Que horas começa o Enem 2023? Veja horário de abertura e fechamento do portão

As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo

Para realizar a prova, o aluno deverá estar cm um documento de identificação oficial com foto

Este domingo (5) é o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Em Pernambuco, 218.867 estão inscritas para realizar a prova, a partir das 13h30 (horário de Brasília). Mas os portões abrem ao meio-dia. Eles terão cinco horas e trinta minutos para resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; língua estrangeira escolhida na inscrição (inglês ou espanhol); além de redação.

 

As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo, dia 12 de novembro.

 

As informações referentes ao local de prova, horário de abertura e fechamento dos portões, bem como escolha da língua estrangeira, atendimento especializado e tratamento por nome social, caso tenha sido solicitado pelo participante, podem ser conferidas no Cartão de Inscrição, disponível na página do participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.

 

Para realizar a prova, o aluno deverá estar cm um documento de identificação oficial com foto, como cédula de identidade, carteira de habilitação, passaporte e carteira de trabalho. serão aceitos documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

 

[SAIBAMAIS] 

 

O participante que perdeu ou teve o documento oficial roubado deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame e se submeter à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

 

Objetos – Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação das provas. O participante que não cumprir a regra poderá ser eliminado do exame. No momento da aplicação, não será permitido também o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.

 

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.

 

Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Inep poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. Contudo, o Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco