O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizada neste domingo (3), é 'Desafios para a valorização da herança africana no Brasil'.
O texto, de até 30 linhas, precisa ser dissertativo-argumentativo. Ou seja, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e por argumentações sobre o assunto.
As redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Além da redação, os 4.325.960 inscritos no Brasil, sendo mais de 237 mil em Pernambuco, terão que responder questões de linguagens e códigos e de ciências humanas.
A prova começou às 13h30 e o horário de término está marcado para as 19h (horário de Brasília). Para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada, será encerrada às 20h. O candidato que usar o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá concluir às 21h.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco