Mundo

Acordo preliminar com Irã coloca Israel em risco, diz Netanyahu

Benjamin Netanyahu em 17 de março de 2015 em Tel Aviv. Foto: © AFP/Arquivos MENAHEM KAHANA

O acordo preliminar anunciado na quinta-feira entre o grupo 5%2b1 (França, Reino Unido, Estados Unidos, China, Rússia e Alemanha) e o Teerã "não detém o programa nuclear iraniano, mantém uma ampla infraestrutura nuclear (...) nem uma centrífuga será destruída (...). É um mal acordo", criticou o presidente em uma declaração à rede CNN.

"É muito ruim", repetiu várias vezes o dirigente. "É ruim para Israel, para a região e o mundo", insistiu o principal opositor das negociações internacionais com a República Islâmica.

O pré-acordo foi assinado em 2 de abril em Lausanne visando alcançar um compromisso definitivo até a data limite de 30 de junho.

[SAIBAMAIS] Um dia depois da assinatura deste compromisso, que esboça as linhas gerais do histórico acordo destinado a impedir que Teerã produza uma bomba atômica, o governo israelense exigiu que Teerã reconheça sem ambiguidades em qualquer pacto nuclear o direito de Israel de existir.

"Se um país que promete aniquilá-los, e que todos os dias trabalhará para este fim, obtém um acordo que abre caminho para as armas nucleares, coloca em risco nossa sobrevivência", declarou Netanyahu à CNN.

"Acredito que isso também desencadeará uma corrida armamentista com os Estados sunitas", acrescentou em alusão às monarquias do Golfo.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...