Mundo

Líder bielorrusso diz que seu país e a Rússia estão abertos ao diálogo

Segundo a agência Belta, após a reunião em Minsk do líder da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, com o presidente russo, Vladimir Putin, o dirigente bielorrusso afirmou que ambos os países estão dispostos a conversar com a Europa. "Vladimir e eu decidimos naturalmente que a Rússia e a Bielorrússia estão abertas ao diálogo com outros Estados, incluindo os europeus. Espero que escutem rapidamente a voz da razão e possamos dialogar de forma construtiva, quer na segurança comum, quer na futura ordem mundial. Defender a democracia e o progresso através da utilização de restrições e da força militar já nem impressiona os seus próprios eleitores que conhecem agora todas as consequências e deficiências desse comportamento", assegurou Lukashenko. 

A agência de notícias oficial de Belarus também informou que Lukashenko destacou que o fortalecimento das relações entre a Bielorrússia e a Rússia é uma resposta à situação global em mutação, na qual os colocam constantemente à prova e os medem pelas suas forças, numa demonstração a todo o mundo que apenas juntos é possível superar as pandemias, as crises ou as sanções. "Julgo que apesar de ainda existirem alguns artistas, continuaremos a garantir respostas eficazes aos desafios e ameaças existentes. Este complicado momento torna necessário demonstrar vontade política e compromisso para assegurar resultados em todos os âmbitos da agenda bilateral. Não podemos de qualquer modo repetir os erros registrados depois do colapso da União Soviética”, considerou.

Além disso, o Chefe de Estado da Bielorrússia disse que foram esgotadas as opções de negociação bilateral em níveis inferiores. "Os governos acreditam que é possível um acordo em questões individuais sem Vladimir Putin e sem mim. E esse é o motivo do nosso encontro. Trataremos estes temas de novo e detalhadamente e tomaremos as decisões políticas necessárias", indicou.

Enquanto isso, Putin confirmou o compromisso russo em colaborar com Minsk no setor nuclear e ressaltou o crescimento do comércio bilateral entre os dois países.  "A Bielorrússia não é apenas um bom vizinho com quem colaboramos tendo em consideração os interesses mútuos, mas é ainda nosso aliado no sentido mais autêntico da palavra", declarou Putin.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...