LUTO

Lula homenageia Bernadete Pacífico em discurso na Angola

Presidente Lula lamentou a morte da líder Quilombola, assassinada dentro do seu terreiro na Bahia

Publicado em: 25/08/2023 17:33


Presidente afirma que Bernadete foi vítima da intolerância e que atuou corajosamente em sua comunidade
 (foto: Ricardo Stuckert/PR)
Presidente afirma que Bernadete foi vítima da intolerância e que atuou corajosamente em sua comunidade (foto: Ricardo Stuckert/PR)

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou em sessão solene da Assembleia Nacional de Angola, em Luanda, nesta sexta-feira (25/8), e usou da ocasião para prestar homenagens à líder Quilombola, Bernadete Pacífico, assassinada na última semana dentro do seu terreiro na Bahia.

 

“Aproveito esta sessão solene, na Assembleia Nacional de Angola, para prestar minha homenagem à grande Bernadete Pacífico, líder quilombola que atuou corajosamente pela defesa de sua comunidade na Bahia. Bernadete foi vítima da intolerância dos que querem calar os mais vulneráveis”, disse Lula.

 

A religiosa foi morta a tiros na noite do dia 17. Segundo o Ministério da Igualdade Racial, o seu terreiro havia sido invadido por dois criminosos com capacetes que ainda fizeram familiares de reféns antes de cometer o assassinato.

 

O Ministério dos Direitos Humanos acompanha de perto as investigações sobre o assassinato. O ministro Silvio Almeida determinou o envio de equipes da pasta até o município de Simões Filho (BA).

 

 

   

 

  

 

Bernadete chegou a denunciar as violências sofridas pelas comunidades tradicionais, em encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, em julho. A magistrada lamentou o assassinato.

 

“É absolutamente estarrecedor que os quilombolas, cujos antepassados lutaram com todas as forças e perderam as vidas para fugir da escravidão, ainda hoje vivam em situação de extrema vulnerabilidade em suas terras”, disse em nota. 

 

 

Confira a notícia no Estado de Minas 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.