GUERRA

Comissão Europeia suspende todo o apoio aos palestinos

Bombardeio do território israelita por parte do movimento islâmico Hamas foi chamado de "momento de virada" no apoio prestado pela União Europeia (UE)

Publicado em: 09/10/2023 12:12

Totalidade do apoio prestado aos palestinos será suspensa (Foto: AFP)
Totalidade do apoio prestado aos palestinos será suspensa (Foto: AFP)
Nesta segunda-feira (9), o comissário para a Política de Vizinhança e Alargamento da Comissão Europeia, Oliver Varhelyi, anunciou que será suspensa a totalidade do apoio prestado aos palestinos, contradizendo o que a própria Comissão declarou hoje há pouco horas.

"Todos os pagamentos estão imediatamente suspensos. Vamos fazer a revisão de todos os projetos. Todas as propostas orçamentais, incluindo para 2023, estão adiadas até decisão em contrário. Vamos fazer uma avaliação compreensiva de todo o portfólio de ajuda", publicou Varhelyi na rede social X. 
 
O comissário ainda acrescentou que o bombardeio do território israelita a partir da Gaza por parte do movimento islâmico Hamas "é um momento de virada" no apoio prestado pela União Europeia (UE). 

"A escala de terror e brutalidade contra Israel e seu povo é um ponto de inflexão. Não pode haver negócios como de costume. Como a maior doadora dos palestinos, a Comissão Europeia está analisando todo o seu portfólio de desenvolvimento, no valor total de 691 milhões de euros", disse Varhelyi.

Enquanto isso, o Exército israelense também informou que retomou o controle de territórios no sul do país atacados pelo Hamas perto da Faixa de Gaza, cujo "cerco total" é uma resposta à ofensiva sem precedentes do grupo terrorista Hamas. 

“Estamos impondo um cerco total à Gaza. Sem eletricidade, sem comida, sem água, sem gás, tudo bloqueado. Estamos lutando contra animais e agimos em conformidade”, afirmou o ministro israelense da Defesa, Yoav Gallant.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.