Mundo

Governo federal vai repatriar todos os brasileiros que estão na zona de guerra, diz ministro da Defesa

Pernambucano José Múcio Monteiro recebeu grupo que desembarcou, nesta sexta (13), no Recife

Um grupo de 69 brasileiros repatriados foi recepcionados pelo ministro da Defesa, José Múcio, no Aeroporto Internacional do Recife

A afirmação foi feita pelo ministro nesta sexta (13), no desembarque de 69 brasileiros resgatados de Israel, que chegaram ao Recife, após voo de um avião da FAB aterrissar na Base Aérea, no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre, no Ibura, na Zona Sul do Recife. 

O ministro recepcionou os passageiros que vieram da cidade israelense de Tel Aviv, após 14 horas de voo na aeronave modelo KC-390 da FAB.

Esta foi a terceira viagem da Operação Voltando em Paz, que já resgatou, até o momento, 494 brasileiros. 

Brasileira repatriada chora ao pisar em solo pernambucano, após ser resgatada em voo da FAB

“Virão todos. Devemos receber na madrugada do domingo, em Brasília, um voo com os brasileiros que estão na área de conflito palestina. Estamos negociando com o governo do Egito, que faz fronteira, em qual o aeroporto vamos buscar. Mas todas as nossas aeronaves estão em Roma (na Itália), aguardando liberação para voltar ao Brasil”, afirmou o ministro da Defesa.

Ainda segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em contato constante com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para sugerir que Israel crie um corredor humanitário para que seja feita o resgate dos brasileiros de forma tranquila. 

“O presidente Lula sugeriu ao presidente de Israel que criasse um corredor humanitário, para que pudesse trafegar sem sustos, sem surpresas. Eu acredito que iremos conseguir isso”, comentou Múcio, complementando que a Operação Voltando em Paz da FAB, deve encerrar a semana com a estimativa de 900 brasileiros repatriados.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco