Segundo o porta-voz do exército israelita, as tropas de Israel estão realizando pequenas incursões terrestres, com ataques localizados, na Faixa de Gaza, nas últimas horas. O almirante Daniel Hagari comunicou que unidades de infantaria e tanques entraram no território controlado pelo Hamas para localizarem alguns dos reféns levados pelo grupo. “São pelo menos 120 pessoas que continuam presas em Gaza, sendo que um número significativo de civis já começou a fugir para o sul da Faixa de Gaza para se salvar”, disse Hagari.
O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, também comentou que os ataques aéreos na Faixa de Gaza não são um ato de retaliação, são na verdade Israel defendendo a vida do seu povo. Blinken considera que todos os países devem condenar as ações do Hamas e classificar o grupo terrorista responsável pela escalada de tensão.
O governo dos Estados Unidos acrescentou ainda que esta empenhado na implantação de corredores humanitários para que os civis possam sair em segurança de Gaza.